Análise das fachadas dos museus públicos do Corredor Cultural de Porto Alegre, RS - Brasil
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho avalia as fachadas dos seis museus públicos da Rua dos Andradas, que aqui é tratada como Corredor Cultural de Porto Alegre. Para tal, a pesquisa apresenta conceitos do Marketing Cultural e da Comunicação Museológica através de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa que utiliza como meios de coleta os instrumentos checklist, ferramenta aplicada pelo autor da pesquisa, e questionário, enviado para as seis instituições por e-mail. Ao desenvolver do trabalho foram salient ...
Este trabalho avalia as fachadas dos seis museus públicos da Rua dos Andradas, que aqui é tratada como Corredor Cultural de Porto Alegre. Para tal, a pesquisa apresenta conceitos do Marketing Cultural e da Comunicação Museológica através de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa que utiliza como meios de coleta os instrumentos checklist, ferramenta aplicada pelo autor da pesquisa, e questionário, enviado para as seis instituições por e-mail. Ao desenvolver do trabalho foram salientadas as fraquezas e potencialidades dos locais, mas o resultado do estudo gira em torno da pouca utilização de estratégias de comunicação nas fachadas das instituições. Através deste estudo foi possível compreender que as instituições estão muito mais vinculadas ao público através das suas plataformas digitais, sendo pouco presentes em sua estrutura física e consequentemente, deixando de usufruir do local onde estão inseridos, não informando sobre seus espaços e atividades a este público em potencial que circula no pólo central da cidade de Porto Alegre. ...
Abstract
This work evaluates the facades of six public museums of Street of the Andradas, which here is treated as a Culture Corridor from Porto Alegre. To this end, the research presents concepts of Cultural Marketing and Communication of the Museum through an exploratory research, qualitative approach that uses as a means of collecting the instruments checklist, tool applied by the author of the survey, and questionnaire, sent to the six institutions online. When developing the work were highlighted t ...
This work evaluates the facades of six public museums of Street of the Andradas, which here is treated as a Culture Corridor from Porto Alegre. To this end, the research presents concepts of Cultural Marketing and Communication of the Museum through an exploratory research, qualitative approach that uses as a means of collecting the instruments checklist, tool applied by the author of the survey, and questionnaire, sent to the six institutions online. When developing the work were highlighted the weaknesses and potentialities of the locations, but the result of the study revolves around the little use of communication strategies on the façades of institutions. Through this study was possible to understand that the institutions are more linked to the public through its virtual platforms, being little presents in its physical structure and consequently, failing to take advantage of advantageous where are inserted not informing about the dimensions of its spaces to this potential public circulating in the central pole of the city of Porto Alegre. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Museologia (153)
Este item está licenciado na Creative Commons License