Mostrar el registro sencillo del ítem
Relação intergeracional entre idosos e crianças : jogos tradicionais como mediador
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Andréa Krüger | pt_BR |
dc.contributor.author | Martini, Maely | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-09T02:06:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133502 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, a população brasileira apresentou um aumento significativo da proporção de idosos. O aumento da expectativa de vida pode significar a possibilidade de um sentido novo à velhice, onde há maior convivência de diversas gerações, resultando em uma ampliação intergeracional. Em decorrência disso, a condição de avô/avó está assumindo uma importância crescente na sociedade atual. Os jogos tradicionais são um ponto em comum entre as gerações e evocam no idoso, lembranças de sua infância, e, na criança, o interesse e a criatividade que podem ficar adormecidos em meio às tecnologias e comodidades atuais. Reconhecendo que os mais velhos carregam conhecimentos que podem ser valiosos e transmitidos através de gerações, os jogos tradicionais poderão oportunizar que o idoso transmita essa experiência de vida. O saber a ser transmitido seria quanto as diferentes formas de brincar em diferentes épocas, onde os idosos pudessem ser agentes de uma ação educativa de preservação e transmissão da memória cultural. O objetivo desse estudo foi investigar os jogos tradicionais como possibilidade de convívio intergeracional, atuando como mediador entre crianças e pessoas idosas. O estudo se caracteriza como exploratório com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 5 idosos participantes do projeto de extensão CELARI (UFRGS) e 14 crianças do 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Os instrumentos utilizados foram entrevista e grupo focal com os avós e somente grupo focal com os alunos da escola, e teve como objetivos específicos analisar se os sujeitos da pesquisa convivem com diferentes gerações e identificar se o brincar é presente nesse convívio. Foram realizadas entrevistas com questões abertas de acordo com um roteiro para crianças e outro para idosos. Os roteiros das entrevistas foram organizados a partir dos objetivos específicos, para estabelecimento de dimensões e indicadores. Para a análise dos resultados utilizou-se a análise de conteúdo com estabelecimento de categorias temáticas. Os resultados indicaram três categorias, sendo elas: Netos e convívio familiar, Brincadeiras e jogos tradicionais, Transmissão: memória e valorização de experiências. Os resultados encontrados foram de que há um convívio intergeracional tanto para crianças quando para os idosos, sendo ele com seus avós e netos, respectivamente. As formas de brincar são as mais diversas, seja por jogos, brincadeiras e até com brinquedos tecnológicos. Durante a intervenção, os jogos tradicionais foi o mediador entre as duas gerações e foi verificada a transmissão e valorização da cultura e experiência dos idosos. Dessa forma, a interação entre idosos e crianças valoriza a memória e a experiência dos mais velhos, resgatando assim o conhecimento adquirido ao longo dos anos. Os jogos tradicionais revelaram-se como uma possibilidade de ponte entre as duas gerações e possibilita essa relação intergeracional entre idosos e crianças. Essa experiência permite a valorização da memória e valores dos idosos, como indivíduos ativos e transmissores de conhecimento. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Jogos e brinquedos | pt_BR |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | Relação intergeracional entre idosos e crianças : jogos tradicionais como mediador | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Blessmann, Eliane Jost | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000983777 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Educación Física (1260)