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dc.contributor.advisorCardoso, Lisiane Torres ept_BR
dc.contributor.authorSilva, Marcela Dutra Corrêa dapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-01T02:06:05Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133098pt_BR
dc.description.abstractA Educação Física vem sendo discutida há bastante tempo, visto que ocorreram diversas alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Mesmo a Educação Física sendo considerada Componente Curricular obrigatório da Educação Básica, na lei não há indicações de quem deva ser o professor que deve ministrar essas aulas, se o unidocente ou o professor com formação em Educação Física. Diante disso, tenho como objetivo verificar a importância da Educação Física na Educação Infantil na visão de professores de Educação Física e professores unidocentes de uma escola da Rede Privada de ensino de Porto Alegre. Para tanto, desenvolvi o presente estudo através de abordagem qualitativa, com realização de entrevistas semi-estruturadas. Participaram deste estudo seis professoras unidocentes e duas professoras de Educação Física que atuam em uma Instituição da Rede Privada de Ensino, escolhida através do critério de conveniência. Os dados coletados indicam a unanimidade das docentes em considerar a prática da Educação Física como elemento fundamental para o desenvolvimento infantil, uma vez que este componente curricular, quando bem desenvolvido, propicia a integração dos aspectos motores, cognitivos e sociais da criança. Todas as entrevistadas consideram que a Educação Física na Educação Infantil deve ser ministrada por docentes Licenciados em Educação Física, pois entendem que para desenvolver essas aulas com competência, se faz necessária uma formação específica, que supere o ―brincar pelo brincar‖.pt_BR
dc.description.abstractThe Physical Education has been discussed for long time, since many changes occurred in the Law of Directives and Bases of National Education. Even Physical Education being considered mandatory curricular component, there is nothing in the law that indicates who is the teacher that should teach these classes, the generalist teacher or the teacher with Physical Education degree. At that, I have as objective to verify the importance of Physical Education in Childhood Education in the point of view of Physical Education teachers and generalist teachers from a private school of Porto Alegre. Therefore, I developed this study through a qualitative approach, with realization of semi-structured interviews. This study had the participation of six generalist teachers and two Physical Education teachers that work in an Institution of Private Network of Education, chosen by convenience criteria. The collected data indicates unanimity of teachers in considering the Physical Education practice as fundamental element to the childhood development since this curricular component, when well developed, provides integration of child's motor, cognitive and social aspects. All interviewees consider that Physical Education in Childhood Education should be teach by teachers graduated in Physical Education, because they understand that to develop these classes competently, a specific graduation is necessary, that overcomes the ―play by play-.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectChildhood educationen
dc.subjectGeneralist teacheren
dc.subjectPhisical education teacheren
dc.titleEducação física na educação infantil : uma prática necessária?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984194pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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