Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZancan, Rubiane Falkenbergpt_BR
dc.contributor.authorMagalhães, Gabriella Clavijo dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-01T02:06:02Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133093pt_BR
dc.description.abstractO estudo visa investigar a prática avaliativa de três professoras de dança no ensino regular em diferentes contextos: Estadual, Municipal e Privado. O trabalho originou-se da curiosidade em conhecer o recente trabalho dos profissionais que atuam com dança em sala de aula no contexto escolar. Como pauta de estudo, observei os procedimentos e os instrumentos de avaliação utilizados pelas três professoras. Para coleta das informações, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, com dois grandes temas: avaliação escolar e avaliação em dança. Esses assuntos foram decompostos em temas mais específicos conforme a necessidade da entrevista. Após a realização e gravação das entrevistas, elas foram transcritas e posteriormente as informações foram relacionadas aos referenciais teóricos pesquisados durante a revisão bibliográfica e analisadas de forma qualitativa a partir de categorias estabelecidas em conformidade com o tema. Através do relato das professoras e das problematizações com os teóricos, é possível perceber que o tema avaliação em dança ainda tem potencial para debate sobre novos fazeres e descobertas em sala de aula. Também fica evidenciada a vontade dos profissionais de educação em aprimorar os instrumentos de avaliação oportunizando aos alunos formas de avaliações mais viáveis e que façam sentido durante o processo de aprendizagem e não apenas notas e conceitos vazios de significado. Demonstrando assim um engajamento na construção de uma educação de qualidade.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at investigating the assessment practices of three dance teachers in regular education in different contexts: state, municipal and private schools. The study emerged from the curiosity of observing the recent performance of professionals working with dance in the school context. As a study topic, I observed the assessment procedures and instruments deployed by the three teachers. To collect information, a semi-structured interview was used, with two larger themes: school assessment and dance assessment. These two subjects were decomposed according to the interview requirements. After performing and recording the interviews, they were transcribed and then the information was related to the theoretical material researched during the bibliographic reviewing stage, and analyzed qualitatively, considering pre and post established categories. There is much to be discussed yet, in teacher trainings, regarding assessment. However, it is noteworthy that professionals are eager to improve the assessment instruments, offering the students a more feasible assessment that makes sense during the learning process and not simply grades and concepts empty of meaning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino e aprendizagem : Avaliaçãopt_BR
dc.subjectDanceen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEducationen
dc.titleAvaliação em dança : trabalhando possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984309pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples