Uso de suplementos por alunos que frequentam uma academia de Porto Alegre (RS)
dc.contributor.advisor | Meyer, Flavia | pt_BR |
dc.contributor.author | Marques, Emanuel Barboza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-01T02:05:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133076 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os suplementos alimentares existem com o intuito de compensar a falta de algum nutriente que não seja devidamente consumido em uma dieta. Existe a crença de que os suplementos são ótimos recursos para aprimorar o desempenho físico e modificar a composição corporal. A utilização de alguns suplementos é um fenômeno que cresce a cada dia, levando muitos alunos, principalmente, praticantes de musculação de diversas academias do país, a consumirem sem uma devida orientação profissional. O objetivo geral deste trabalho foi detectar o uso de suplementos entre alunos de uma academia da cidade de Porto Alegre (RS). Os objetivos específicos foram: verificar os tipos dos suplementos utilizados, o intuito para o consumo e quem orientou tal consumo. Participaram do estudo 114 alunos, destes 45 eram consumidores de suplementos alimentares, sendo 31 do gênero masculino e 14 do gênero feminino. Estes consumidores, responderam então a um questionário mais específico sobre o uso de suplementos. Foi verificado que o suplemento mais utilizado era o Whey Protein (84,4%). O objetivo para o consumo foi o aumento da massa muscular (80%) sendo que 46,7% dos participantes começou a fazer o uso por iniciativa própria. Este estudo indica que o conhecimento do Educador Físico, na área da nutrição esportiva, ou a assessoria de um nutricionista ou médico do esporte no quadro de profissionais das academias é de grande valia, já que inúmeras vezes recai sobre o professor as dúvidas dos alunos em relação a alimentação e a suplementação. | pt_BR |
dc.description.abstract | Food supplements are intended to compensate for the lack of a nutrient that is not adequately consumed in a diet. There is a belief that supplements are great resources to enhance physical performance and improve body composition. The use of some supplements is a phenomenon that grows every day, leading many students, especially, bodybuilders of several academies in the country, to consume without a proper professional guidance. The aim of this study was to detect the use of supplements among students of a Fitness Academy of Porto Alegre (RS). The specific objectives were to verify the types of supplements used and the purpose for consumption and who directed such consumption. The study included 114 students, 45 of these were consumers of food supplements, with 31 males and 14 females. These consumers then answered a more specific questionnaire on the use of supplements. It was found that the most used was whey protein supplement (84.4%). The goal for consumption was to increase muscle mass (80%), and 46.7% of the participants began to use by their own initiative. This study indicates that knowledge of Physical Educator in the area of sports nutrition, or the advice of a nutritionist or sports physician in vocational academies framework is of great value, since many times the students make questions related to nutrition and supplementation to Physical Educators. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Exercise | en |
dc.subject | Exercício físico | pt_BR |
dc.subject | Nutrição | pt_BR |
dc.subject | Sports nutrition | en |
dc.subject | Dietary supplement | en |
dc.title | Uso de suplementos por alunos que frequentam uma academia de Porto Alegre (RS) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000983965 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1266)