O que é que a Carmen tem? : introdução da dança nas apresentações artísticas de Carmen Miranda de 1939 a 1955
Fecha
2015Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente estudo trata da inserção da dança nas apresentações artísticas de Carmen Miranda no período de 1939 a 1955, através de uma abordagem Histórico-Cultural. Carmen perpetuou sua obra, considerada muito importante na história da manifestação cultural do Brasil, através do samba e de sua dança que definia o jeito único de sua representação artística. Paralelo a evolução da criação e composição dos figurinos e uso de acessórios e alegorias em seus shows, ela passou também a incorporar a dan ...
O presente estudo trata da inserção da dança nas apresentações artísticas de Carmen Miranda no período de 1939 a 1955, através de uma abordagem Histórico-Cultural. Carmen perpetuou sua obra, considerada muito importante na história da manifestação cultural do Brasil, através do samba e de sua dança que definia o jeito único de sua representação artística. Paralelo a evolução da criação e composição dos figurinos e uso de acessórios e alegorias em seus shows, ela passou também a incorporar a dança em suas apresentações com um rebolado atraente e movimentações de braços marcantes. Os estudos que tratam de Carmen Miranda abordam aspectos diversos de sua obra, mas não relatam sua experiência com a dança em performances. Sendo assim esta pesquisa busca apresentar a inserção da dança em suas apresentações artísticas no período estudado. Os procedimentos metodológicos adotados para esta pesquisa consistiram em análise documental, através da revisão bibliográfica a cerca do tema, e análise de fontes orais, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com Carmen de Carvalho Guimarães, sobrinha de Carmen Miranda e com César Balbi, diretor e museólogo do Museu Carmen Miranda. A segunda parte dos procedimentos foi realizada em Porto Alegre com o estudo da transcrição das entrevistas e análise dos dados coletados. Compreendo que Carmen Miranda utilizou-se das manifestações artísticas que surgiram no Rio de Janeiro, e a partir de sua interpretação, introduziu em seu trabalho música, dança e um estilo próprio de atuação que a fez reconhecida em todo o mundo. Carmen desde criança demonstrava tendências artísticas e soube aproveitar as oportunidades que obteve como cantora, permitindo que seu corpo manifestasse sua dança e genialidade como performer. ...
Abstract
This study is about the insertion of dance in the artistic performances of Carmen Miranda in the period from 1939 to 1955, through a historical-cultural approach. Carmen has perpetuated her work, which is considered very important in the history of cultural manifestation in Brazil, through the samba and over her dance that defined her unique way to artistic representation. At the same time as her creation development and the composition of costume and the use of accessories and the allegories i ...
This study is about the insertion of dance in the artistic performances of Carmen Miranda in the period from 1939 to 1955, through a historical-cultural approach. Carmen has perpetuated her work, which is considered very important in the history of cultural manifestation in Brazil, through the samba and over her dance that defined her unique way to artistic representation. At the same time as her creation development and the composition of costume and the use of accessories and the allegories in her shows, she also began to incorporate dance into her performances with an attractive wiggle of the hips and remarkable movement of the arms. Previous studies about Carmen Miranda refer to several aspects of her work, but none of them report her experience with the dance in her performances. Thus this research aims to point the inclusion of dance in her artistic presentations in the period studied. The methodology adopted for this research consisted of document analysis, through literature review about the subject, and analysis of oral sources, through semi-structured interviews with Carmen de Carvalho Guimarães, Carmen Miranda's niece and César Balbi, director and museologist of Carmen Miranda’s Museum. The second part of the procedures was conducted in Porto Alegre by studying the transcriptions of the interviews and by the analysis of the collected data. Understanding that Carmen Miranda was used artistic manifestations that emerged in Rio de Janeiro, and from her interpretation, introducing in her work, music, dance and a unique style of performance that made her known throughout the world. She was born an artist, who took advantage of the opportunities that she had as a singer, allowing her body to manifest her dance and genius as a performer. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Dança: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Danza (148)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License