Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorUmann, Jair Felipe Bonattopt_BR
dc.contributor.authorBomfim, Caroline Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-01T02:05:29Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133063pt_BR
dc.description.abstractComo os professores de dança de salão se preparam para lidar com a diversidade que a contemporaneidade nos apresenta? Nos últimos quinze anos, a procura por estas danças cresceu consideravelmente, o que gerou também o crescimento da diversidade de pessoas dentro das salas de aulas, já que ela tem se popularizado dentro dos mais variados públicos. Posto isto, este estudo tem por objetivo discutir acerca de metodologias utilizadas em espaços não formais de ensino de danças de salão e apresentar a transdisciplinaridade como uma possibilidade. Com inspiração transdisciplinar, apoiada na literatura da área e utilizando revisão bibliográfica como metodologia, o presente trabalho está permeado por vivências e experiências da autora. Realizou-se, também, uma “entrevista dançada” com um aluno que, além de entrevistado, foi um dos motivadores dessa investigação. Assim, esse trabalho de conclusão de curso aponta alternativas para o ensino de danças de salão na contemporaneidade.pt_BR
dc.description.abstractHow have ballroom dance teachers been preparing to deal with the diversity that the contemporary world is presenting to us? Over the past 15 years, the demand for this style of dance has grown considerably, which also spawned the growth of the diversity of people inside the dance classrooms, since the ballroom dance has become popular within the most varied audiences. That said, this work aims to discuss about methodologies used in non-formal spaces of ballroom dancing and presents the transdisciplinary as a possibility. With transdisciplinary inspiration, supported in the literature and using literature review methodology, the present work is also permeated by important experiences of the author. Next to this, a "danced interview" was conducted with a student, which was not just a casual choice; the respondent was one of the drivers of this investigation, also a motivating factor.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDança de salãopt_BR
dc.subjectBallroon danceen
dc.subjectTransdisciplinaryen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.titleTransdisciplinariedade : uma possibilidade e um olhar para o ensino da dança de salão na contemporaneidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984306pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples