A construção da relação professor-aluno nas aulas de educação física : sua influência nas aprendizagens dos estudantes
dc.contributor.advisor | Wittizorecki, Elisandro Schultz | pt_BR |
dc.contributor.author | Porto, Aline Chaves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-03-01T02:05:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/133053 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo compreender como a construção da relação professor-aluno pode influenciar as aprendizagens dos estudantes nas aulas de Educação Física. Procuro poder compreender como essa relação pode significar para os professores e alunos. A literatura sugere que é conhecendo seus alunos e construindo um ambiente favorável, de reflexão que o professor poderá proporcionar da melhor maneira o aprendizado, que é preciso ouvir seus alunos, pois o diálogo possivelmente é o melhor caminho para a solução dos incidentes. Para esta pesquisa a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa do tipo descritiva, e na coleta de dados foram utilizadas observações registradas através de diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo duas turma de anos finais (6°ano) e seus respectivos professores de Educação Física. As escolas onde observei as aulas eram da Rede Municipal, localizadas na zona sul de Porto Alegre/RS. Foi possível compreender que os estudantes aprendiam mais do que os conteúdos que estava sendo desenvolvidos, eles aprendiam a se relacionar, tanto com colegas como com professores. Alcançar esse objetivo parecia ser comum a ambos os docentes: ensinar o estudante a se relacionar com situações de conflito, de limite com a própria corporeidade, com relação à corporeidade do outro, a suportar o erro do outro ou ainda, a própria frustração. Porque são muitas as relações que se entrecruzam nas aulas de Educação Física. Compreendi com esse estudo, que as relações são decisivas nas aprendizagens dos alunos, e que é importante a construção de uma relação sólida e de grande proximidade com o estudante, para que através do conhecimento sobre ele, seja mais simples lhe proporcionar aprendizagens de significado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A construção da relação professor-aluno nas aulas de educação física : sua influência nas aprendizagens dos estudantes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000984200 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1231)