Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.contributor.authorPorto, Aline Chavespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-01T02:05:19Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133053pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo compreender como a construção da relação professor-aluno pode influenciar as aprendizagens dos estudantes nas aulas de Educação Física. Procuro poder compreender como essa relação pode significar para os professores e alunos. A literatura sugere que é conhecendo seus alunos e construindo um ambiente favorável, de reflexão que o professor poderá proporcionar da melhor maneira o aprendizado, que é preciso ouvir seus alunos, pois o diálogo possivelmente é o melhor caminho para a solução dos incidentes. Para esta pesquisa a metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa do tipo descritiva, e na coleta de dados foram utilizadas observações registradas através de diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo duas turma de anos finais (6°ano) e seus respectivos professores de Educação Física. As escolas onde observei as aulas eram da Rede Municipal, localizadas na zona sul de Porto Alegre/RS. Foi possível compreender que os estudantes aprendiam mais do que os conteúdos que estava sendo desenvolvidos, eles aprendiam a se relacionar, tanto com colegas como com professores. Alcançar esse objetivo parecia ser comum a ambos os docentes: ensinar o estudante a se relacionar com situações de conflito, de limite com a própria corporeidade, com relação à corporeidade do outro, a suportar o erro do outro ou ainda, a própria frustração. Porque são muitas as relações que se entrecruzam nas aulas de Educação Física. Compreendi com esse estudo, que as relações são decisivas nas aprendizagens dos alunos, e que é importante a construção de uma relação sólida e de grande proximidade com o estudante, para que através do conhecimento sobre ele, seja mais simples lhe proporcionar aprendizagens de significado.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA construção da relação professor-aluno nas aulas de educação física : sua influência nas aprendizagens dos estudantespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984200pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples