Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchwartzhaupt, Bruno Moraespt_BR
dc.contributor.authorAlves, Ubiratã Kickhöfelpt_BR
dc.contributor.authorFontes, Ana Beatriz Arêas da Luzpt_BR
dc.date.accessioned2016-01-31T02:03:54Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0104-0588pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132585pt_BR
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate how different Voice Onset Time (VOT) patterns are categorized by native speakers of American English and Brazilian Learners of English. American English and Brazilian Portuguese diverge as to the voicing patterns of plosiveconsonants, for the VOT cue plays different roles in the distinction between voiced and voiceless consonant categories in each system. This study contrasted four VOT patterns (Negative VOT, Zero VOT, Positive VOT and a manipulated pattern, named Artificial Zero VOT) in two perceptual tasks (AxB discrimination and identification tests), and verified how the two groups of participants categorized these patterns. Results reinforce the idea that speech perception is multimodal and, therefore, the action of multiple cues must be taken into account when we consider phonetic-phonological processes.en
dc.description.abstractO presente estudo buscou investigar como diferentes padrões de Voice Onset Time (VOT) são categorizados por falantes nativos de Inglês Americano e aprendizes brasileiros de Inglês. O Inglês Americano e o Português Brasileiro divergem quanto ao padrão de vozeamento das consoantes plosivas, uma vez que a pista VOT desempenha diferentes papéis na formação de categorias de consoantes vozeadas e desvozeadas em cada sistema. Este estudo contrastou quatro padrões de VOT (VOT Negativo, VOT Zero, VOT Positivo e um padrão manipulado, nomeado VOT Zero Artificial) em duas tarefas perceptuais (testes de discriminação AxB e identificação), e verificou como os dois grupos de participantes categorizaram esses padrões. Os resultados corroboram a ideia de que a percepção da fala é multimodal e, portanto, a ação de múltiplas pistas acústicas deve ser levada em consideração quando abordamos processos fonético-fonológicos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de estudos da linguagem. Belo Horizonte, MG. Vol. 23, n. 2 (2015), f. 311-334pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVoice Onset Timeen
dc.subjectPercepção da falapt_BR
dc.subjectSpeech Perceptionen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectVoice Onset Timept_BR
dc.subjectDiscriminationen
dc.subjectIdentificationen
dc.titleThe role of L1 knowledge on L2 speech perception : investigating how native speakers and Brazilian learners categorize different VOT patterns in Englishpt_BR
dc.title.alternativeO papel do conhecimento da L1 na percepção da fala em L2 : investigando como falantes nativos e aprendizes brasileiros categorizam diferentes padrões de VOT em inglêspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000982711pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples