Os estudos de mídia e a problemática epistemológica da teoria da midiatização : uma nova escolástica ?
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Tipo
Outro título
Media studies and the epistemological problematics of mediatization theory: a new scholasticism?
Resumo
Nosso objetivo consiste, primeiro, em reconstituir os antecedentes históricos de onde emergiu e os estágios reflexivos em que se desenvolveu a problemática teórica da midiatização de que tantos estudiosos da comunicação passaram a falar no curso do último decênio. Em segundo, trata-se de mostrar como, neste período, foi ela elaborada em termos metodológicos, para embasar a proposição de um programa de pesquisa supostamente capaz de conferir uma disciplina ou constituir um paradigma nesta área d ...
Nosso objetivo consiste, primeiro, em reconstituir os antecedentes históricos de onde emergiu e os estágios reflexivos em que se desenvolveu a problemática teórica da midiatização de que tantos estudiosos da comunicação passaram a falar no curso do último decênio. Em segundo, trata-se de mostrar como, neste período, foi ela elaborada em termos metodológicos, para embasar a proposição de um programa de pesquisa supostamente capaz de conferir uma disciplina ou constituir um paradigma nesta área do conhecimento. Enfim, procede-se à crítica de suas realizações e doutrina, levantando a hipótese de que, com isso, se está diante de uma nova escolástica ...
Abstract
Our aim here is, at first, to reconstruct the historical background from which has emerged and the reflective stages in which has developed the theoretical problematics of mediatization about which many scholars of communication studies have began to speak since last decade. After this, the article intends to show how this concept has been elaborated as a methodology during this period, to support the proposition of a research program supposedly capable to confer a discipline or to be a paradig ...
Our aim here is, at first, to reconstruct the historical background from which has emerged and the reflective stages in which has developed the theoretical problematics of mediatization about which many scholars of communication studies have began to speak since last decade. After this, the article intends to show how this concept has been elaborated as a methodology during this period, to support the proposition of a research program supposedly capable to confer a discipline or to be a paradigm in this area of knowledge. Finally, we proceed to the criticism of its accomplishments and doctrine, raising the hypothesis that with all of this we are facing the specter of a new scholasticism. ...
Contido em
Intexto. Porto Alegre. N. 34 (set./dez. 2015), p. 745-769
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39552)Ciências Sociais Aplicadas (4004)
Este item está licenciado na Creative Commons License