Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSousa, Aline Batista dept_BR
dc.contributor.authorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.date.accessioned2016-01-29T02:48:01Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1518-8043pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132515pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma revisão sobre memória com conceitos para os seus diferentes tipos e relaciona memória e cognição, mostrando a sua importância no desenvolvimento da aprendizagem e da inteligência. Ao apresentar os diversos tipos de memória, é mostrado como elas estão relacionadas entre si, tanto no processamento do que deve ser armazenado, como no que deve ser descartado, e quais fatores que influenciam esse processamento. Um paralelo é feito entre as influências das emoções na forma como as memórias são adquiridas, armazenadas e resgatadas. É também mostrado como a teoria Cattel-Horn-Carrol das capacidades cognitivas pode ser utilizada para promover o aprimoramento da memória e, consequentemente, a inteligência e os processos de aprendizagem. Discute-se, ainda, a importância de se estimular precocemente habilidades cognitivas da pessoa, começando no nascimento e continuando ao longo de sua vida.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a review about memory with concepts for its different types and links memory and cognition, showing its importance in the development of both learning and intelligence. Presenting the different types of memory, it is shown how they are related to each other in the processing of what must both be stored and discarded, as well as which factors influence them. A parallel is made among the influences of emotions in the way memories are acquired, stored and retrieved. It is also shown how the Cattel-Horn-Carroll theory of cognitive skills can help improving memory and, consequently, the intelligence and the processes of learning. Furthermore, it discusses the importance of early stimulus to someone´s cognitive abilities, starting from his/her birth and continuing throughout his/her life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Novo Hamburgo. Vol. 16, n. 26 (jul./dez. 2015), p. 141-151pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectEmotionsen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.titleMemória, aprendizagem, emoções e inteligênciapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000982720pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples