Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWeiss, Luisept_BR
dc.contributor.authorCamargo, Carlos Augusto Nunespt_BR
dc.date.accessioned2008-06-28T04:11:39Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13249pt_BR
dc.description.abstractMinhas Mortes, é composta de uma série de urnas cerâmicas lacradas, que será apresentada conjuntamente com a Defesa da Tese de Doutorado em Artes e compreende as conseqüências artísticas do percurso de meu corpo poético após ter impresso meu corpo físico nas modelagens dos vazocorpos2 elaborados e construídos para o Mestrado, em 2003. Neste percurso, encontrei a morte, fonte de renovação e valorização de valores artísticos e subjetivos, síntese simbólica do corpo nas produções cerâmicas das culturas pré-coloniais da Bacia Amazônica. Interno às urnas e às cerimônias funerárias desta cultura, percebi o percurso de meu corpo nas artes e na cidade e elaborei poeticamente as minhas mortes. Poética de um corpo que se extingue e recria, ciclicamente, entre o contemporâneo e o pré-colonial, entre o subjetivo e o relacional. Elaborei e construí minha produção cerâmica como recipiente lacrado de conteúdo omitido, um objeto artístico de conceito formulado, inútil à função utilitária e amplo de percepção poética. A produção artística e a palavra percorreram os processos criativos e teóricos com olhares distintos. Ambas tornaram-se um todo indissociável ao suprirem uma a ausência da outra; a produção buscou o conceito e a história, a teoria desejou-se criação, representação poética contextualizada e não a mediação do objeto ausente.pt_BR
dc.description.abstractMy Deaths, composes a series of locked ceramic urns, which will be presented together with the defense for my Doctoral Thesis in Arts and it consists of the artistic consequences of the path taken by my poetic body after having printed my physical body in the vazocorposa models elaborated and constructed for my Masters degree in 2003. In this path, I found death, fountain of renovation and valorization of artistic and subjective values, symbolic synthesis of the body in the ceramic productions from pre-colonial cultures of the Amazonian Basin. Internal to the urns and to the funeral ceremonies of this culture, perceiving the path my body took in the arts and in the city I elaborated my poetic deaths. The poetics of a body that extinguishes and recreates itself, clinically, between the contemporary and the pre-colonial, between the subjective and the relative. I elaborated and constructed my ceramic production as locked recipients with omitted contents, artistic objects of a formulated concept, useless to its utility function and with an ample poetic perception. The artistic output and the word traverse the creative and theoretical processes with distinctive outlooks. Both became not dissociable while compensating for the other’s absence; the production sought the concept and the history, the theory wished itself the creation, poetic representation put into context and not the mediation of an absent object.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscultura : Processo de criacaopt_BR
dc.subjectCerâmicapt_BR
dc.subjectCerâmica : Cultura pré-colonialpt_BR
dc.subjectEscultura : Poéticapt_BR
dc.titleMinhas mortes : encontros poéticos suspensos no tempopt_BR
dc.title.alternativeMy deaths : poetic encounters suspended in timeen
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000643651pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.degree.localCampinas, BR-SPpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples