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dc.contributor.advisorCarvalho, Any Raquel Souza dept_BR
dc.contributor.authorBarros, Luís Cláudiopt_BR
dc.date.accessioned2008-06-27T04:11:37Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13245pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe discutir o planejamento da execução instrumental (piano) na área de Práticas Interpretativas. Foram examinadas as diferentes abordagens e os posicionamentos de especialistas na área proposta através da reflexão crítica do conhecimento produzido pelas pesquisas empíricas. O objetivo foi examinar as temáticas, as estratégias de estudo, o campo teórico, os procedimentos metodológicos, a sistematização do processo de aprendizagem do repertório pianístico e as relações interatuantes ocorrentes nas pesquisas descritivas de delineamento experimental, nos estudos de caso, estudos com entrevista e levantamentos selecionados. Foi realizada uma análise crítica sobre as investigações que abordaram o comportamento da prática e as estratégias de estudo, além de uma reflexão sobre a construção dos referenciais dos trabalhos empíricos e os elementos envolvidos no processo de pesquisa. O presente trabalho estabeleceu seus pilares centrais no estudo crítico sobre as pesquisas empíricas na área do planejamento da execução instrumental (o pilar teórico) e a sua conexão com a experiência pessoal deste autor como sujeito de um estudo de caso durante seu Estágio de Doutorado no Exterior (o pilar prático, vivenciado). No estudo de caso, duas estratégias de estudo para resgatar as informações musicais da memória de longa duração foram elaboradas pelo sujeito para melhorar seu desempenho no Teste Experimental II. No estudo de caso, duas estratégias de estudo para resgatar as informações musicais da memória de longa duração foram elaboradas pelo sujeito para melhorar seu desempenho no Teste Experimental II. A partir da inter-relação entre os pilares e de seus reflexos na construção crítica sobre a estruturação dos processos investigativos, buscou-se discutir diversos pontos nevrálgicos nas pesquisas empíricas, como as relações hierárquicas entre pesquisador e sujeito e as possíveis lacunas investigativas. Foi sugerida uma proposta de modelo para maior interação entre as áreas da Psicologia da Música e da área de Práticas Interpretativas. Desse modo, buscouse examinar as implicações pedagógicas provenientes do profundo conhecimento das etapas do planejamento e do entendimento de como se constrói uma execução instrumental em nível de excelência.pt
dc.description.abstractThe present thesis discusses the research line in piano performance planning. It examined different research approaches and points of view of specialists in the music field through a critical reflection about the knowledge produced by empirical research. The goal was to investigate the subjects, especially the strategies, the theoretical framework, methodological procedures, learning process and the relationship between experimental research, case studies, survey and studies with interview. A critical analysis of the research studies considering the behavior of the musicians during practice, their strategies, the construction of the theoretical references and the elements involved was undertaken. The present work established two pillars: (1) theoretical, focused on the empirical research, and (2) practical, related to the personal experience of the author as the subject in a case study during his doctoral internship. During that time, the present author elaborated two practice strategies to reinforce memory retrieval and to aid him in succeeding in the Experimental Test II. As a result of relationship between these two pillars of construction in the investigative processes, the present work discusses basic points relating to empirical research, such as the investigative problems and the hierarchy between the experimenter and the subject. The author proposed a model of interaction between the Psychology and Music areas. It is aimed at examining the pedagogical implications based on the profound understanding of performance planning, as well as how to construct an instrumental performance at a level of excellence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmpirical researchen
dc.subjectInterpretação musicalpt_BR
dc.subjectPráticas interpretativas (Música)pt_BR
dc.subjectPerformance planningen
dc.subjectPianoen
dc.subjectPesquisa empíricapt_BR
dc.subjectExecução musicalpt_BR
dc.subjectCase studyen
dc.titleA pesquisa empírica sobre o planejamento da execução instrumental : uma reflexão crítica do sujeito de um estudo de casopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000643871pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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