A composição em tempo real como estratégia inventiva
dc.contributor.author | Mundim, Ana Carolina da Rocha | pt_BR |
dc.contributor.author | Meyer, Sandra | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Suzane Weber da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-12-19T02:40:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-275X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/131248 | pt_BR |
dc.description.abstract | A composição em tempo real em dança está ligada a noção do presente, do imediato, do imprevisto. Algumas terminologias como coreografia aberta, coreografia estruturada, improvisação dançada, coreografia instantânea parecem estar sob o mesmo envelope conceitual. Apesar de seu caráter imediato e efêmero, a composição instantânea exige dos bailarinos ou performers experiência de procedimentos, de técnicas para compor no instante. De que modo a composição em tempo real, e outras terminologias afins utilizam do suporte da memória para a criação? Como a composição em tempo real, através de diferentes pontos de vista, se relaciona com o passado, o presente e o futuro? Este artigo busca relacionar alguns destes procedimentos de composição em tempo real articulando conceitos e referenciais históricos que dão suporte para práticas de improvisação e de composição. | pt_BR |
dc.description.abstract | The real time composition in dance is linked to the notion of present, immediate, unexpected. Some terminologies as open coreography, structured coreography, danced improvisation, immediate coreography seems to be in the same conceptual envelope. Despite of its immediate and ephemeral nature, the instant composition demands from the dancers or performers experience, procedures, technique to compose in the instant. How composition in real time and other similar terminologies use the memory as support to creation? How the composition in real time, from diferents points of view, relates itself with the past, the presente and the future? This article aims to relate some of these composition procedures in real time used in the actuality, articulating concepts and historical references which guives support to practices of improvisation and composition. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cena. N. 13 (2013) | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dance | en |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Composição | pt_BR |
dc.subject | Composition | en |
dc.subject | Improvisação | pt_BR |
dc.subject | Improvisation | en |
dc.subject | Memory | en |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.title | A composição em tempo real como estratégia inventiva | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000908916 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Linguística, Letras e Artes (2737)