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dc.contributor.advisorVasques, Carla Karnoppipt_BR
dc.contributor.authorBrito, Mariana Pirespt_BR
dc.date.accessioned2015-12-12T02:40:26Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131051pt_BR
dc.description.abstractDiante do enigma representado pelos alunos incluídos, sobretudo, aqueles com graves problemas psíquicos, ou com transtornos globais do desenvolvimento, o conhecimento do professor parece ser insuficiente. Na falta de beira do pedagógico, o discurso clínico é chamado a margear os processos de ensino e aprendizagem, sendo recorrente a desligitimação da escola como espaço potente e a indicação de práticas reeducativas. Que razões levam a escola a não reconhecer seu papel constitutivo? A educação, ao se ocupar dos que estão fora do ideal de normalidade, perdeu a referência de sujeito como uma trama enigmática? Trata-se de um estudo teórico, no qual essas questões são problematizadas a partir da experiência profissional da pesquisadora, das fontes primárias da educação especial (Relatórios de Jean Itard – 1901 – e Tratado médico filosófico sobre alienação mental ou mania – 1800 – de Phillip Pinel), do campo da psicopatologia médico-biológica e fundamental e do conto A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa. Defendemos a partida de Itard como gesto capaz de partir áreas e instaurar um novo espaço-tempo, uma terceira margem, no que antes era dual. Educação – especial. O traço que une e separa, surge da aposta, do diagnóstico como margem, de Itard na transformação de Victor pela educação. Traço instaurador de uma área e de um sujeito, não guarda um sentido a priori. A fim de sublinhar a função constitutiva da escola e do professor, o traçado precisa deslizar do ideal de normalidade à pergunta pelas condições de possibilidade de uma educação, duvidando, suspendendo, verdades cristalizadas e empobrecedoras do humano.pt_BR
dc.description.abstractGiven the enigma represented by the students included, especially those with severe psychological problems, or with Global Development Disorders, the knowledge of the teachers seems to be insufficient. In the absence of pedagogical border, clinical discourse is called to do margin in the processes of teaching and learning, often not legitimating the school as potent and powerful space, and indication of re-educational practices. What reasons lead school not to recognize his role constitutive? The education, dealing with the "out of the ideal of normality", lost the individual as an enigmatic plot? It is a theoretical study, in which these issues are raised from the professional experience of the researcher, the primary sources of special education (Reports of Jean Itard- 1901- and A treatise on insanity and others disorders affecting the mind -1800- Philippe Pinel), the field of biological medical and fundamental psychopathology and from the tale called “A terceira margem do rio” (The third margin of the river) written by Guimarães Rosa. We advocate the departure of Itard as capable of break off areas and establish a new space-time, a third margin, in what used to be dual. Special – education. The lineament that unites and separates, arises from the investment, the diagnosis as margin, from Itard believing in Victor transformation through education. Lineament originator of an area and an individual, don't keep a sense a priori. In order to emphasis the constitutive function of the school and the teacher, the stroke need to slide off the ideal of normalcy to question the conditions of possibility of an education, doubting, suspending, petrified and depleting the human truths.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectClinic and schoolen
dc.subjectDiagnosisen
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectIndividuals with severe psychological problemsen
dc.subjectGlobal development disordersen
dc.titleEducação-especial entre o clínico e o escolar : em busca da terceira margempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000979842pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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