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dc.contributor.advisorCarrion, Rosinha da Silva Machadopt_BR
dc.contributor.authorRoscoe, Júlia de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2015-12-02T02:42:01Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130645pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho investiga Modelos de Negócio na Economia Criativa, tendo como objetivo analisar as configurações de Modelo de Negócios em escolas do Método DeRose em Porto Alegre, utilizando o Business Model Canvas. Para isto, primeiramente se estabeleceu o serviço ofertado pela rede de escolas Método DeRose como um serviço criativo, que segundo a literatura tem sua origem na criatividade e é dotado de capacidade de gerar tanto valor econômico, como cultural. Foram realizadas entrevistas estruturadas com três escolas que ofertam este mesmo serviço criativo, buscando caracterizar seus Modelos de Negócio, com a construção de seus Business Model Canvas e apontando semelhanças e divergências dentro de nove esferas propostas por Osterwalder e Pigneur (2011). Os resultados, obtidos por meio da análise comparativa, indicam que as três escolas estudadas possuem Modelos de Negócio distintos, pois criam, entregam e capturam valor de formas diferentes. Sendo assim, apesar da existência de uma instituição maior (a rede de escolas Método DeRose) que inicialmente as aproxima, a liberdade administrativa concedida às escolas gera diferenças em seus Modelos de Negócio.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates Business Models in Creative Economy, aiming to analyze the Business Model configuration in Método DeRose schools located in Porto Alegre, by using the Business Model Canvas. To do so, it first stablished the service offered by the network of Método DeRose schools as a creative service, which, as defined by literature, has its origin in creativity and is capable of creating economic and cultural value. Structured interviews were conducted in three different schools that offer this creative service, aiming to define their Business Models, by designing its Business Model Canvas, as well as pointing out similarities and differences within the nine elements suggested by Osterwalder and Pigneur (2011). The results, obtained throughout a comparative analysis, indicate that the three studied schools feature distinct Business Models, by creating, delivering and capturing value in different ways. Thus, although there is a bigger institution (the network of Método DeRose schools) that, in the first instance, brings them together, the freedom of management choices given causes the schools to present differences in their Business Models.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCreative economyen
dc.subjectModelos de negóciospt_BR
dc.subjectBusiness modelsen
dc.subjectBusiness model canvasen
dc.subjectMétodo DeRoseen
dc.titleModelos de negócio em organizações da economia criativa : estudo de caso dos modelos de negócio das escolas de Porto Alegre do serviço criativo Método DEROSEpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000978611pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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