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dc.contributor.advisorSantos, Gilberto Tavares dospt_BR
dc.contributor.authorNiemeyer, Fernando Fanezipt_BR
dc.date.accessioned2015-12-02T02:42:00Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130644pt_BR
dc.description.abstractAs vendas realizadas por meio do comércio virtual têm aumentado expressivamente no Brasil nos últimos anos. Por consequência, o volume de entregas segue a mesma tendência de acréscimo. Ao mesmo tempo em que as vendas e entregas aumentam, os veículos automotores utilizados para realizar entregas emitem alto volume de poluentes na atmosfera, ocasionando prejuízos à sociedade como um todo. Por outro lado, estudos apontam que a população do país apresenta maior interesse pelo tema da sustentabilidade. Considerando-se o cenário apresentado, este trabalho propôs-se a pesquisar junto aos consumidores virtuais de Porto Alegre a sua suscetibilidade diante do aumento de preço e prazo nas entregas de produtos adquiridos pelo comércio virtual, quando realizadas de formas mais sustentáveis. De maneira associada à opinião dos consumidores, o trabalho propõe-se a apresentar um modelo que permite avaliar a possibilidade de serem utilizados veículos menos agressivos ao meio ambiente. O modelo elaborado associa o levantamento do desempenho financeiro dos veículos estudados ao grau de aceitação dos consumidores virtuais ao aumento de preço e prazo de entrega.pt_BR
dc.description.abstractThe sales through e-commerce has increased significantly in Brazil in recent years. Consequently, the delivery volume follows the same trend. While sales and deliveries increase, motor vehicles used to carry out deliveries emit high volume of pollutants in the atmosphere, causing damage to the society as a whole. On the other hand, studies show that the population is more interested in sustainability issues. Considering this kind of scenario, this final paper aimed to search among virtual consumers in Porto Alegre about their susceptibility to increase price and delivery time when the purchases are realized in more sustainable ways. The study presented a model that allows to assess the possibility of using vehicles less aggressive to the environment. The developed model combines vehicle’s financial performance with the degree of acceptance of virtual consumers to increase price and delivery time.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectE-commerceen
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectPercepção do usuáriopt_BR
dc.subjectSusceptibilityen
dc.subjectPriceen
dc.subjectTermen
dc.subjectModeen
dc.titleAnálise da suscetibilidade dos consumidores Porto-Alegrenses ao aumento de preços e prazos de entrega na utilização de veículos mais sustentáveispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000978308pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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