Expansão dos estágios de desenvolvimento da consciência como processo de transformação organizacional : um estudo em duas empresas líderes de mercado
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O nível de complexidade nas organizações tem tomado cada vez proporções maiores, criando problemas os quais as empresas modernas não estão mais conseguindo resolver. Desde então, a concepção sobre gestão tem mudado e muitos paradigmas tem sido questionados, o que tem demandado transformações na forma com que as organizações interpretam a realidade e no seu modelo mental, para que se ampliem e se tornem mais complexos (SNOWDEN, 2010). Para as organizações darem estes passos, muitos teóricos (WIL ...
O nível de complexidade nas organizações tem tomado cada vez proporções maiores, criando problemas os quais as empresas modernas não estão mais conseguindo resolver. Desde então, a concepção sobre gestão tem mudado e muitos paradigmas tem sido questionados, o que tem demandado transformações na forma com que as organizações interpretam a realidade e no seu modelo mental, para que se ampliem e se tornem mais complexos (SNOWDEN, 2010). Para as organizações darem estes passos, muitos teóricos (WILBER, 2000; BECK e COWAN, 1996; LALOUX, 2014) tem apontado para o desenvolvimento da consciência como uma lente para o processo de mudança transformacional nas empresas, o qual tem auxiliado as organizações compreenderem a si mesmas e assim tomarem decisões mais conscientes e adequadas ao futuro. O estudo busca analisar os conceitos e as teorias a respeito da consciência a partir de uma pesquisa qualitativa em duas empresas líderes de mercado a fim de identificar os elementos necessários para que uma organização possa expandir seu estágio de desenvolvimento da consciência e manter o fluxo de transformação constante. Foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com uma das principais lideranças de cada empresa e coletados dados secundários. Por fim, através da Dinâmica da Espiral, foi possível fazer uma análise do desenvolvimento da consciência de cada organização e apontados elementos e proposições que denotam o caminho a ser seguido por elas. Isto também mostra que esta nova perspectiva pode ser aplicada a organizações de todos os tipos, levando as empresas a terem uma imagem mais consciente sobre si e melhor preparadas para tomarem decisões complexas. ...
Abstract
The level of complexity in organizations has taken ever greater proportions, creating problems that modern companies are failing to solve. Since then, the conception of management has changed and many paradigms have been questioned, which has required changes in how organizations interpret your reality and its mental model, in order to expand and become more complex (SNOWDEN, 2010). For organizations give these steps, many theorists (WILBER, 2000; BECK and COWAN, 1996; LALOUX, 2014) has pointed ...
The level of complexity in organizations has taken ever greater proportions, creating problems that modern companies are failing to solve. Since then, the conception of management has changed and many paradigms have been questioned, which has required changes in how organizations interpret your reality and its mental model, in order to expand and become more complex (SNOWDEN, 2010). For organizations give these steps, many theorists (WILBER, 2000; BECK and COWAN, 1996; LALOUX, 2014) has pointed to the development of consciousness as a lens to the process of transformational change in companies, which has helped organizations understand themselves and thus make more conscious and appropriate for the future decisions. The study aims to analyze the concepts and theories about consciousness in two leading companies in their markets to identify the necessary elements for an organization to expand its stage of development of consciousness and maintain the flow of transformation constant. Two semi-structured interviews with one of the main leaders of each company and collected secondary data were performed. Finally, through the Spiral Dynamics, it was possible to make an analysis of each organization's development of consciousness and pointed elements and propositions that denote the path to be followed by them. This shows also that this new approach can be applied to organizations of all types, leading companies to have a more conscious own image about themselves and better prepared to make complex decisions. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License