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dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorSoares, Amábili Seffrinpt_BR
dc.date.accessioned2015-11-18T02:38:32Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129856pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem a finalidade de identificar e analisar a percepção dos colaboradores de uma agência bancária situada no município de Porto Alegre acerca do treinamento introdutório e a capacitação dos novos funcionários. O método utilizado foi o estudo de caso de caráter qualitativo. Foram entrevistados 16 sujeitos, entre eles 13 funcionários de duas agências do banco Rio Grande, um gerente, e 2 profissionais do departamento de treinamento. A partir da análise dos resultados foi possível identificar como ocorre o processo de socialização, integração e capacitação dos novos funcionários da agência alvo deste estudo, assim como os fatores que contribuíram e dificultaram este processo. O banco possui diferentes modalidades de treinamento, além de um programa de capacitação destinado aos novos funcionários, o PCNF. O estudo evidenciou que a aprendizagem ocorre principalmente através do treinamento em serviço, mas esta forma de capacitação ainda não está bem estruturada na agência, o que, em algumas situações, gera dificuldades aos recém-contratados no desempenho de suas atribuições. Além disso, observou-se que algumas etapas do PCNF não estão sendo cumpridas, principalmente pela falta de tempo na agência, ou, ainda, pela falta de orientação por parte da organização. O treinamento presencial, apesar de obter uma avaliação positiva dos colaboradores, poderia abordar ou aprofundar outros assuntos, tais como principais produtos e serviços e procedimentos operacionais do trabalho, além de ocorrer logo da contratação do funcionário. Por fim, este estudo sugeriu algumas ações de melhorias que podem facilitar o processo de integração e capacitação dos novos funcionários da agência Alfa do banco Rio Grande.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento de pessoalpt_BR
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.titleO treinamento introdutório e o processo de capacitação de novos funcionários : um estudo de caso junto a uma agência bancáriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000907265pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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