Vídeo-vivências : o audiovisual como linguagem de produção, distribuição e consumo na formação de jovens em ambiente escolar
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta Monografia tem por objetivos um diálogo teórico e uma análise sobre os modos operacionais e os sistemas de consumo, distribuição e produção de audiovisual junto à uma turma de vinte estudantes no Primeiro Ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles. Partindo de princípios axiomáticos que redesenham a relação entre docentes e discentes e questionam as formas de lidar com a figura do professor, enquanto ser social e político, este Trabalho aborda o peso e a confi ...
Esta Monografia tem por objetivos um diálogo teórico e uma análise sobre os modos operacionais e os sistemas de consumo, distribuição e produção de audiovisual junto à uma turma de vinte estudantes no Primeiro Ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles. Partindo de princípios axiomáticos que redesenham a relação entre docentes e discentes e questionam as formas de lidar com a figura do professor, enquanto ser social e político, este Trabalho aborda o peso e a configuração de um conhecimento cultural, naturalizado em suas formas de consumo, distribuição e produção, adquirido fora do âmbito escolar e que demonstra, cada vez mais, sua importância perante uma formação legítima do estudante enquanto cidadão. Abordando ainda o desenvolvimento das aulas e as experiências obtidas com os estudantes, esta Monografia pretende demonstrar a potência de uma mídia cujo consumo a define como uma força pedagógica ímpar dentro de um cotidiano cada vez mais audiovisual. ...
Abstract
This Monograph aims to a theoretical dialogue and an analysis of the operation modes and consumption systems, distribution and audiovisual production with a class of twenty students in the First Year of Secondary School in Technical School Senator Ernesto Dornelles. Starting from axiomatic principle that redraw the relationship between teachers and students and question the ways of dealing with the teacher's figure, as a social and political been, this work addresses the weight and the configur ...
This Monograph aims to a theoretical dialogue and an analysis of the operation modes and consumption systems, distribution and audiovisual production with a class of twenty students in the First Year of Secondary School in Technical School Senator Ernesto Dornelles. Starting from axiomatic principle that redraw the relationship between teachers and students and question the ways of dealing with the teacher's figure, as a social and political been, this work addresses the weight and the configuration of a cultural knowledge, naturalized in their forms of consumption, distribution and production, purchased outside the school environment and that demonstrates, more and more, its importance towards the formation of a legitimate student as a citizen. Also addressing the development of classes and experiences gathered from the students, this monograph intends to demonstrate the power of a media whose consumption demonstrates a unique pedagogical force within a growing audiovisual consuption, day by day. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License