O ensino particular de instrumento : um estudo de caso com alunos de guitarra
dc.contributor.advisor | Souza, Jusamara Vieira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Tiago da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-11-07T02:37:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/129050 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo verificar a rotina de estudo do instrumento que jovens estabelecem dentro de sua vida cotidiana e investigar possíveis transformações que a prática desenvolvida acarreta na relação dos alunos com a música. A metodologia adotada é o estudo de caso, utilizando observações e entrevistas com três jovens que estudam guitarra elétrica em âmbito particular. O período analisado compreendeu quinze meses entre os anos de 2012 e 2013, no qual foram observadas as aulas e a apresentação no final do ano de 2013 (observação participante). O trabalho é apoiado nas discussões de Dumazedier (1999) sobre o tempo livre dos jovens e as análises de Pronovost (2011) sobre a educação no tempo livre, conectadas às especificidades da aula particular de música. A pesquisa mostrou a dificuldade em estabelecer um divisor entre o tempo livre e o tempo de lazer, devido a sua fronteira ser muito sutil; além de evidenciar que o ensino particular de música é um campo ainda pouco explorado, merecendo maior atenção em futuras pesquisas acadêmicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aimed at verifying the study routine of an instrument that young students establish within their daily lives and at investigating possible changes the developed practice cause in the students' relationship with music. Case study is the methodology that has been adopted by using observation and interviews with three young students who take private lessons of electric guitar. The analyzed period consists of fifteen months between 2012 and 2013, in which the lessons and the final performance in 2013 were observed (participant observation). The study is based on Dumazedier's (1991) discussions about young people's free time and on Pronovost's (2011) analysis about education in the free time, both connected to the specificities of music private lessons. The research has shown the difficulty of establishing a division between free time and leisure time, since the border is very subtle, and it has also highlighted that music private lessons is still a field that has been little explored and that deserves further attention in future academic research. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sociology of music education | en |
dc.subject | Educação musical : Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Sociology of leisure | en |
dc.subject | Sociologia do lazer | pt_BR |
dc.subject | Particular teaching music | en |
dc.subject | Ensino particular | pt_BR |
dc.subject | Electric guitar | en |
dc.subject | Guitarra elétrica | pt_BR |
dc.title | O ensino particular de instrumento : um estudo de caso com alunos de guitarra | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000976615 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Música: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Música (193)