Show simple item record

dc.contributor.advisorSouza, Jusamara Vieira dept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Tiago da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2015-11-07T02:37:12Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129050pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo verificar a rotina de estudo do instrumento que jovens estabelecem dentro de sua vida cotidiana e investigar possíveis transformações que a prática desenvolvida acarreta na relação dos alunos com a música. A metodologia adotada é o estudo de caso, utilizando observações e entrevistas com três jovens que estudam guitarra elétrica em âmbito particular. O período analisado compreendeu quinze meses entre os anos de 2012 e 2013, no qual foram observadas as aulas e a apresentação no final do ano de 2013 (observação participante). O trabalho é apoiado nas discussões de Dumazedier (1999) sobre o tempo livre dos jovens e as análises de Pronovost (2011) sobre a educação no tempo livre, conectadas às especificidades da aula particular de música. A pesquisa mostrou a dificuldade em estabelecer um divisor entre o tempo livre e o tempo de lazer, devido a sua fronteira ser muito sutil; além de evidenciar que o ensino particular de música é um campo ainda pouco explorado, merecendo maior atenção em futuras pesquisas acadêmicas.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed at verifying the study routine of an instrument that young students establish within their daily lives and at investigating possible changes the developed practice cause in the students' relationship with music. Case study is the methodology that has been adopted by using observation and interviews with three young students who take private lessons of electric guitar. The analyzed period consists of fifteen months between 2012 and 2013, in which the lessons and the final performance in 2013 were observed (participant observation). The study is based on Dumazedier's (1991) discussions about young people's free time and on Pronovost's (2011) analysis about education in the free time, both connected to the specificities of music private lessons. The research has shown the difficulty of establishing a division between free time and leisure time, since the border is very subtle, and it has also highlighted that music private lessons is still a field that has been little explored and that deserves further attention in future academic research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociology of music educationen
dc.subjectEducação musical : Sociologiapt_BR
dc.subjectSociology of leisureen
dc.subjectSociologia do lazerpt_BR
dc.subjectParticular teaching musicen
dc.subjectEnsino particularpt_BR
dc.subjectElectric guitaren
dc.subjectGuitarra elétricapt_BR
dc.titleO ensino particular de instrumento : um estudo de caso com alunos de guitarrapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000976615pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record