Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaciel, Maria Eunice de Souzapt_BR
dc.contributor.authorBittencourt Junior, Iosvaldyr Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2008-05-08T04:12:11Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12758pt_BR
dc.description.abstractEste estudo antropológico trata da análise e da interpretação da mudança de significados nos rituais performáticos de matriz africana do Maçambique de Osório, localizado no litoral norte do Rio Grande do Sul. O Maçambique de Osório é uma manifestação afro-católica, no âmbito do catolicismo popular brasileiro, que, na perspectiva teórica de Stanley Tambiah e de José Jorge de Carvalho, tem sofrido mudanças de significados uma vez que houve uma ruptura com a exclusividade do sagrado quando este foi apropriado para espetáculos com fins de entretenimento. A incorporação de ações, com intencionalidade política e que expande significados por meio do patrimônio cultural e seus rituais performáticos mobilizados, promove a preservação da cultura e da identidade étnica, inclusive em suas dimensões políticas. Neste processo, os símbolos e os rituais mobilizados para performances podem ser apropriados por meio de um canabalismo cultural, por vezes denominado de mascarada, ou através de ações que contribuem para a afirmação e difusão do Maçambique.pt_BR
dc.description.abstractThis anthropological study is about the analysis and the interpretation of the meaning changes in performance rituals with african origino f Maçambique from Osório. The Maçambique is in Osório, a city in the north litoral zone of Rio Grande do Sul state. It is na afro-catholic manifestation, in the sphere of brazilian popular catholicism, that, according to the theorical view of Stanley Tambiah and José Jorge de Carvalho, hás been suffering meaning changes since there was rupture in the sacred exclusiveness once it hás been appropriated to spetacles for entertaiment. The incorporation of actions, that hás political intentions and increases the meaning through the cultural patrimony and its used performannce rituals, promotes the culture and ethnic identity preservation, including in its political spheres. In this process, the symbols and rituals that are used in performances can be apropriate throug cultural canibalism, sometimes named as “masked”, ou through actions that contribute to Maçambique affirmation and diffusion.en
dc.description.abstractCette étude anthropologique traite de l’analyse et de l’interprétation du changemant de significations dans lês rituels performatiques d’origine africaine du Maçambique de Osório, ville située sur la cote nord de l’État du Rio Grande do Sul. Lê Maçambique de Osório est une manifestation afro-catholique, dans le cadre du catholicisme populaire brésilien, qui, selon la perspective théorique de Stanley Tambiah et de José Jorge de Carvalho, a subi des changements de significations puisqu’il y a eu une rupture de l’exclusivité du sacré lorsque celui-ci a eté utilisé dans des spetacles ayant pour but lê divertissement. L’incorporation d’actions à intention politique, qui elárgit lês significations grace au patrimoine culturel et à sés rituels performatiques, encourage à la préservation de la culture et de l’identité éthinique, y compris dans sés dimensions politiques. Pendant ce processus, les symboles et les rituels utilisés pour les performances peuvent être appropriés par lê biais d’un cannibalisme culturel, parfois appelé mascarade, ou au moyen d’actions qui contribuent à l’affirmattiona et à la diffusion du Maçambique de Osório.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRitualsen
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.subjectRituaispt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectPatrimonyen
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectAppropriationen
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectIdentidade étnicapt_BR
dc.subjectRituelsfr
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectPerformancefr
dc.subjectOsório (RS)pt_BR
dc.subjectPatrimoinefr
dc.subjectAppropriationfr
dc.titleMaçambique de Osório : entre a devoção e o espetáculo : não se cala na batida do tambor e da maçaquaiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000632655pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples