Show simple item record

dc.contributor.authorTrindade, Vera Maria Treis
dc.contributor.authorSalbego, Christianne Gazzana
dc.contributor.otherOliveira, André Santaló de
dc.contributor.otherRosa, Iris Schäffer da
dc.contributor.otherNitzke, Julio Alberto
dc.contributor.otherCarneiro, Mára Lúcia Fernandes
dc.contributor.otherJorge, Matheus de Oliveira
dc.contributor.otherPereira, Patrick
dc.contributor.otherBernard, Elena Aida
dc.date.accessioned2015-09-30T19:15:05Z
dc.date.available2015-09-30T19:15:05Z
dc.date.issued2011-10-27
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127284
dc.description.abstractEste objeto de aprendizagem corresponde a uma visão interativa do controle das atividades enzimáticas envolvidas na glicólise (processo de degradação da glicose) e na gliconeogênese (processo de síntese de glicose a partir precursores não glicídicos) no fígado. Seus objetivos são: facilitar o estudo da regulação destas metabólicas; minimizar as dificuldades de abstração do usuário, desenvolvendo animações virtuais que simulem estes processos bioquímicos e os efeitos dos seus diferentes tipos de controle. Além disto, o objeto contém questões desafiadoras, para que o usuário verifique a apropriação do conhecimento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/zip
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.requiresAnimação (Flash) Você precisa ter uma conexão com a internet e o plugin ShockWave instalado em seu computador.pt_BR
dc.relation.urihttps://lume-re-demonstracao.ufrgs.br/regulacaoglicolise/figado.swfpt_BR
dc.rightsRestricted Access (by-nc-nd)pt_BR
dc.subjectGlicólisept_BR
dc.subjectGliconeogênesept_BR
dc.subjectGlicocinasept_BR
dc.subjectGlicose-6P-Fosfatasept_BR
dc.subjectFosfofrutocinase 1pt_BR
dc.subjectFrutose-1,6-bifosfatasept_BR
dc.subjectPiruvato-cinasept_BR
dc.subjectPiruvato-carboxilasept_BR
dc.subjectPEP-carboxicinasept_BR
dc.titleEstudo interativo das regulações da glicólise e gliconeogênese hepáticaspt_BR
dc.typeRecurso educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCiências biológicaspt_BR
dc.format.duration60 minutospt_BR
dc.audience.age18 - 24pt_BR
dc.audience.age24 - 35pt_BR
dc.audience.age35 - 60pt_BR
dc.audience.ageAcima de 60pt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Superior - Graduaçãopt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Superior - Pós-Graduaçãopt_BR
dc.audience.educationLevelEducação Continuada ou Extensãopt_BR
dc.audience.intendedEndUserRoleAlunopt_BR
dc.audience.intendedEndUserRoleProfessorpt_BR
dc.audience.intendedEndUserRoleTutor/Monitorpt_BR
dc.description.installationRemarksHTM/HTML Estes são os arquivos que definem a estrutura da aparência. Use qualquer navegador para acessá-los. Use qualquer editor de texto para editá-los. SWF Estes são arquivos gerados pelo Adobe Flash a partir de arquivos .fla, mas que não podem ser editados. Para acessá-los, vocês precisa ter o plugin shockwave instalado para o seu navegador. FLA Estes são arquivos do Adobe Flash. Atenção para a possibilidade de precisar de uma versão atualizada do programa para poder abrir este arquivo. O Adobe Flash não é um software livre, e não pode ser usado de forma gratuita. TIP/ICO Esses são arquivos de imagens de baixa resolução, normalmente utilizados como atalhos ou links. TXT Arquivo de texto. Use qualquer editor de texto para editá-lo. AS Adobe ActionScript é uma linguagem de programação da plataforma Adobe Flash. Atenção para a possibilidade de precisar de uma versão atualizada do programa para poder abrir este arquivo. O Adobe Flash não é um software livre, e não pode ser usado de forma gratuita. SWZ É uma biblioteca (Runtime Shared Libraries) para Adobe Flex. Atenção para a possibilidade de precisar de uma versão atualizada do programa para poder abrir este arquivo.pt_BR
dc.description.learningTypeAnimaçãopt_BR
dc.description.usage1. NAVEGAÇÃO GERAL Este objeto é composto de 57 telas, divididas em 9 capítulos. Para navegar tela por tela, basta utilizar os botões de avançar ou retornar uma tela. Para ir direto para um capítulo específico, basta utilizar o menu numérico lateral , que possui a lista de capítulos. Também é possível ir para uma tela específica do capítulo pelo menu numérico inferior. 2. TELAS COM QUESTÕES Algumas telas possuem questões que podem ser respondidas pelo usuário. Estas telas são indicadas por uma imagem de um ponto de interrogação no topo. É apresentada uma questão e várias alternativas de resposta, sendo apenas uma a correta. O usuário pode escolher uma das alternativas e clicar sobre ela para descobrir se é a resposta correta ou não, e ler uma explicação de por que a alternativa escolhida estava correta ou errada. Não é feito nenhum tipo de avaliação das escolhas do usuário, podendo o mesmo explorar as diversas respostas se desejar. 3. TELAS COM IMAGENS As telas com conteúdo textual frequentemente possuem imagens ou animações para auxiliar a compreensão. Alguns textos possuem botões numéricos no meio das frases. Conforme o usuário vai lendo as frases, ele pode clicar nos botões para que a imagem se atualize a acompanhar o conteúdo do texto. Em outras telas, existirá este botão. Significa que a imagem possui uma animação. Clique sobre ele para assistir a imagem animada. Caso queira que a imagem ou animação volte ao estado que estava quando a tela foi aberta, basta clicar no botão ao lado.pt_BR
dc.description.versionPrimeirapt_BR
dc.type.aggregationLevelAgregação de nível 1pt_BR
dc.type.interactivityLevelAltopt_BR


Files in this item

   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record