Relato de experiência de um acadêmico de educação física sobre o estágio curricular em um projeto socioesportivo
dc.contributor.advisor | Balbinotti, Carlos Adelar Abaide | pt_BR |
dc.contributor.author | Bach, Sérgio Rafael Camejo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-09-12T02:35:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/126615 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo descrever a trajetória de intervenção, os desafios e dificuldades enfrentadas durante a experiência do estágio curricular do curso de Bacharelado em Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e compreender de que forma a participação de crianças no contexto de um projeto socioesportivo pode refletir nos seus processos de educação e socialização. Para tanto, a metodologia empregada foi descritiva, reflexiva e analítica. Consiste em um relato de experiência, resultado de reflexão que integra a construção teórica e as experiências vivenciadas ao longo do curso. Como forma de registro das atividades propostas, comentários e reflexões, foi utilizado o diário de campo. O local de atuação do estágio foi o Projeto Quero-Quero que é um programa inclusivo de educação através do esporte e conta com uma parceria com o Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Ocorreu no período compreendido entre setembro e dezembro de 2014. Foi constatado que os fatores que dificultaram a participação de crianças no Projeto Quero-Quero foram: o clima - quente ou chuvoso; violência através de conflitos na vila e falta de segurança; e outras atividades que coincidiram com os dias e horários do Projeto. Em relação as mudanças de atitudes pode-se considerar que as mudanças observadas foram positivas, revelando que o processo ocorre na interação e no diálogo através de diferentes contextos, considerando que as crianças são os agentes ativos de seus próprios processos de socialização. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Projetos sociais | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência de um acadêmico de educação física sobre o estágio curricular em um projeto socioesportivo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000973350 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1231)