Jogos tradicionais e educação física escolar : reflexões inciais
dc.contributor.advisor | Silva, Lisandra Oliveira e | pt_BR |
dc.contributor.author | Ponciano, Jason Maciel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-09-12T02:35:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/126614 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho trata da temática dos jogos tradicionais nas aulas de Educação Física escolar e teve como o problema de pesquisa a seguinte questão: Quais as principais contribuições dos jogos tradicionais para as aulas de Educação Física escolar no Ensino Fundamental? Os objetivos do Trabalho foram compreender quais as principais contribuições dos jogos tradicionais para as aulas de Educação Física escolar no Ensino Fundamental; identificar como os jogos tradicionais são abordados nos Documentos Oficiais disponíveis como guias aos professores de Educação Física no Ensino Básico; e apresentar uma Proposta de Trabalho, considerando os jogos tradicionais em uma unidade didática, objetivando uma forma de trabalhar com esses conhecimentos nas aulas de Educação Física escolar. Nesse Trabalho realizei uma revisão de literatura em cinco Bases de Dados eletrônicas, a partir da pesquisa de seis descritores (tradicional, jogos, educação física, escolar, cultural e popular). Foram encontrados, no total, 35 escritos sobre a temática dos jogos tradicionais relacionados com a Educação Física escolar. Destes, 10 foram analisados para este Trabalho. Também considerei os seguintes Documentos: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental e Referencial Curricular – Lições do Rio Grande (Educação Física), bem como leituras complementares sobre o assunto. A partir da realização da pesquisa bibliográfica, é possível dizer que os jogos tradicionais apresentam importantes contribuições para a construção do ser social e crítico, pois como principais elementos, estes jogos são carregados de símbolos, história cultural, conhecimentos e características étnicas e relações com a vida adulta. Os jogos tradicionais também propõem um momento muito rico na vida das crianças, a qual tem mudado ao longo da história e segundo a cultura de cada localidade, assim, os jogos tradicionais proporcionam um aprendizado através do divertimento. Além disso, esses jogos desenvolvem a socialização dos indivíduos através do relacionamento pessoal que ocorre durante sua prática. Ao final, apresento uma Proposta de Trabalho para o 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de sugerir como os jogos tradicionais podem ser desenvolvidos como conteúdo das aulas de Educação Física, de modo a tornar os alunos mais autônomos e envolvidos entre si e conhecedores de sua cultura. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper will discuss the theme of traditional games in the classes of Physical Education and had as the research problem the following question: What are the main contributions of traditional games for the lessons of Physical Education in Elementary School? The objectives of this paper were to understand what are the main contributions of traditional games for the lessons of Physical Education in Elementary School; identify how traditional games are covered in Official Documents available as guides to physical education teachers in basic education; and present a project proposal to consider the traditional games in a didactic unit, and aimed a way to work with this knowledge in the classes of Physical Education. In this paper I conducted a literature review in five electronic databases from the six keywords (traditional, games, physical education, educational, cultural and popular) research. There were found a total of 35 articles on the subject of traditional games related to Physical Education. Of these, 10 were analyzed for this work. I also considered the following documents: National Curriculum Parameters (PCN) for Elementary Education and Reference Curriculum - Lessons from Rio Grande (Physical Education) as well as further reading on the subject. Based on bibliographic research, it is possible to say that traditional games have important contributions to the construction of the social and critical being, because these games have as main elements plenty of symbols, cultural history, knowledge and ethnic characteristics and relations with adulthood. Traditional games also propose a very rich moment in the children's life, which has changed throughout history and according to the culture of each location, so the traditional games provide learning through recreation. Moreover, these games develop socialization of individuals through the personal relationship that occurs during its practice. At the end of this paper, I present a project proposal for the 9th grade of Elementary School, in order to suggest how the traditional games can be developed as content of physical education classes in order to make the students become more autonomous and engaged with each other and knowledgeable of their culture. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Traditional games | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Jogos e brinquedos | pt_BR |
dc.subject | Physical education | en |
dc.subject | School | en |
dc.title | Jogos tradicionais e educação física escolar : reflexões inciais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000973347 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1266)