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dc.contributor.advisorGaya, Anelise Reispt_BR
dc.contributor.authorPrates, Isadora Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2015-09-11T02:31:55Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/126452pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo analisar o entendimento dos “atores sociais” da escola sobre os temas atividade física e saúde, e qual o papel da Escola e da Educação Física Escolar na educação e promoção da saúde. Trata-se de um estudo de caso descritivo - exploratório, de abordagem qualitativa, realizado em uma escola do ensino básico em Porto Alegre. A amostra é constituída por 86 sujeitos onde se incluem direção, coordenadoras pedagógicas, os dois professores de educação física e 81 alunos da escola selecionados por conveniência. Como instrumentos utilizou-se uma ficha de observação das aulas e entrevista com os “atores sociais” da escola. Aos alunos fiz questionamento, testes de aptidão cardiorrespiratória e medição do índice de massa corporal com protocolo de testes Projeto Esporte Brasil. Também realizou-se análise do Projeto Político Pedagógico da escola e planejamento dos professores de Educação Física. As informações foram analisadas através da categorização através da análise de conteúdo. Apesar de reconhecer a relação atividade física e saúde, a escola ainda não cumpre com papel de promotora da saúde, sendo necessário um trabalho conjunto para que se consiga cumprir com tal papel. Viu-se na prática que a educação física nesta escola se traduz em aulas com enfoque nos testes de aptidão física para a saúde sem um trabalho conceitual, fazendo com que os alunos não relacionem a disciplina com saúde. Concluiu-se que a Educação Física é importante na promoção da saúde, mas é necessário o envolvimento de todos os “atores sociais” para concretizar tal papel da escola.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the perception of social actors from school about physical activity and health and what is the role of school and physical education class in actions of health promotion. This is a descriptive case study with qualitative approach realized in one school of Porto Alegre. The sample comprised 86 subjects: the school management, the pedagogy management, two physical education teachers and 81 schoolchildren and adolescents. For analyses it was used observation sheets, interview and questionnaire. Proesp-Br battery of physical fitness test was used to measure student health risk. The political pedagogic project was too analyzed. The results were showed by content analyses. The school actors recognize the relationship between physical activity and health, however the school actors do not have action to promote health. The physical education classes do not have any conceptual purpose and these classes were focus on the exodus on physical fitness test. As a conclusion for promotion heath at school seems to be necessary an interdisciplinary action included all social actors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectPlanningen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectActions of health promotionen
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.titleO papel da escola e da educação física escolar na educação e promoção da saúdept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000972975pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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