Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVendramin, Carlapt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Daniel Elizeu de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2015-09-11T02:31:54Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/126447pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso trata de uma pesquisa realizada na escola Júlio de Castilhos sobre a introdução de um conteúdo de dança nas aulas de educação física na turma 12MNO, formada por meninas entre 15 e 18 anos de idade. A escolha em adicionar uma unidade de dança no plano de ensino da turma estava de acordo com os objetivos do primeiro semestre para a área das linguagens da escola. Foram trabalhados os Fatores Expressivos do Sistema Laban-Bartenieff através da realização de seis módulos que abrangeram momentos de exposição, prática, reflexão e desenvolvimento desse conteúdo. Os referenciais de Isabel Marques e Denise Grosso da Fonseca sobre abordagens e métodos de ensino, contribuíram significativamente para a análise do processo ocorrido na turma. Nesse trabalho, discuto considerações a respeito da inserção do conteúdo dos Fatores Expressivos encontrados na dança, como unidade do plano de ensino, e como análise do andamento da turma com a qual realizei o estágio.pt_BR
dc.description.abstractThe current research is about the inclusion of a dance lessons on physical education's classes of Julio de Castilhos School, with girls between 15 and 18 years old. The choice of adding a dance unit in the class teaching plan was in line with the objectives of the first semester for the area of school languages. The Expressive Factors of Laban-Bartenieff System was developed by six modules, covering moments of exposure, practice and reflection of this content. The texts of Isabel Marques and Denise Grosso da Fonseca about teaching methods, significantly contributed to the analysis of the process occurred in the class. In this paper, I discuss considerations regarding the inclusion of the contents of Expressive Factors found in the dance, as unity of teaching plan, and how to review the progress of the class with which realized the research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLaban-bartenieff systemen
dc.subjectDança contemporâneapt_BR
dc.subjectExpressive factors of movementen
dc.subjectExpressão corporalpt_BR
dc.subjectDance in contexten
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleExperimentando os fatores de movimento Laban em aulas de educação física na turma 12MNO na escola Júlio de Castilhospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000972965pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples