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dc.contributor.authorGallon, Shalimarpt_BR
dc.contributor.authorScheffer, Angela Beatriz Busatopt_BR
dc.contributor.authorBitencourt, Betina Magalhãespt_BR
dc.date.accessioned2015-09-10T02:36:57Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1980-4865pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/126288pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como propósito discutir o papel estratégico do processo de expatriação na internacionalização da empresa. Considera-se que a expatriação deve ser pensada como resultante de uma estratégia organizacional mais ampla, representando uma das formas de articular as estratégias internacional e local. Compreende um estudo caso feito na empresa Alpha, na qual foram realizadas 21 entrevistas com representantes da área e expatriados/repatriados. A empresa tem destaque no cenário mundial e conta com um programa de expatriação há 12 anos, entretanto carece de políticas e práticas mais estruturadas, por ter a internacionalização tomado uma dimensão maior do que a organização estava preparada para lidar. Evidencia-se, no entanto, que o mesmo processo tem tanto permitido possibilidades de crescimento para os profissionais e para a empresa, como apresentado muitos desafios a serem superados, entre os quais: aprimoramento do treinamento do processo, planejamento da repatriação, valorização e retenção dos repatriados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInternext - Revista eletrônica de negócios internacionais da ESPM. São Paulo. Vol. 9, n. 3 (set./dez. 2014) p. 38-56pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExpatriaçãopt_BR
dc.subjectRepatriaçãopt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.titleA expatriação e o seu papel estratégico nas empresas internacionalizadaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000972401pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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