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dc.contributor.authorMaurer, Angela Mariapt_BR
dc.contributor.authorFigueiró, Paola Schmittpt_BR
dc.contributor.authorCampos, Simone Alves Pacheco dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Virgínia Sebastião dapt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Marcia Dutra dept_BR
dc.date.accessioned2015-08-20T02:33:01Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1807-054Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/122619pt_BR
dc.description.abstractO avanço e disseminação das tecnologias de informação e comunicação proporcionam o surgimento de novas formas de compartilhamento e a ascensão de plataformas de práticas coletivas que contribuem para o desenvolvimento de novas formas de consumo, como o consumo colaborativo. Este tipo de consumo descreve a prática de partilha, empréstimos comerciais, aluguel e trocas realizados, principalmente, no ciberespaço. As práticas que envolvem estes sistemas ainda são recentes no Brasil. Neste sentido, este artigo tem o objetivo de compreender a percepção de usuários e organizações acerca dos sistemas de consumo colaborativo no contexto brasileiro. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores de organizações e usuários de distintos sistemas de consumo colaborativo. Os resultados sugerem que, apesar de o consumo colaborativo estar em processo inicial no contexto brasileiro, existe um cenário positivo para o desenvolvimento das práticas coletivas no país. Além disso, foram encontrados resultados interessantes no que tange aos riscos, obstáculos e benefícios, bem como às formas como a confiança pode ser gerada nestes sistemas. Assim, novas oportunidades abrem-se ao consumo colaborativo no contexto brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractThe advances and dissemination of information and communication technologies enable the creation of new forms of sharing and the rise of platforms for collective practices which contribute for the development of new ways of consuming, such as the collaborative consumption. This form of consumption refers to the practice of sharing, commercial loans, rents and exchanges that take place mainly in the cyberspace. The practices involved in these systems are still recent in Brazil. Thus, this paper aims to understand the perception of users and organizations regarding the systems of collaborative consumption in the Brazilian context. To accomplish this, a qualitative research with an exploratory character was carried out through semi-structured interviews with managers and users of different systems of collaborative consumption. The results revealed that, even though the collaborative consumption is still in its beginning in Brazil, there is a positive scenario for the development of collective practices in this country. Besides that, many interesting results regarding risks, obstacles, benefits and the ways that trust could be generated within these systems were also identified. Thus, new opportunities are open for the collaborative consumption in the Brazilian context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBASE : revista de administração e contabilidade da Unisinos = BASE : UNISINOS accounting and administration journal. São Leopoldo, RS. Vol. 12, n. 1 (jan./mar. 2015), p. 68-80pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumo colaborativopt_BR
dc.subjectCollaborative consumptionen
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectVirtual platformsen
dc.subjectBrazilian contexten
dc.titleYes, we also can! o desenvolvimento de iniciativas de consumo colaborativo no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeYes, we also can! the development of collaborative consumption initiatives in Brazilpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000968808pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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