Entre o papel e a tela: as preferências de leitura dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Reflete sobre os impactos do uso dos suportes digitais nas práticas de leitura dos alunos do curso de Biblioteconomia da UFRGS. No referencial teórico são apresentados os assuntos pertinentes ao livro e a sua história até o livro digital, a leitura e apontamentos sobre os suportes, impresso e digital, e o futuro. Para a coleta dos dados utiliza um instrumento de pesquisa, questionário, com questões fechadas de múltipla escolha e abertas, que foi aplicado com o auxílio da COMGRAD/BIB. Apresenta ...
Reflete sobre os impactos do uso dos suportes digitais nas práticas de leitura dos alunos do curso de Biblioteconomia da UFRGS. No referencial teórico são apresentados os assuntos pertinentes ao livro e a sua história até o livro digital, a leitura e apontamentos sobre os suportes, impresso e digital, e o futuro. Para a coleta dos dados utiliza um instrumento de pesquisa, questionário, com questões fechadas de múltipla escolha e abertas, que foi aplicado com o auxílio da COMGRAD/BIB. Apresenta os dados obtidos através de gráficos e análises a partir do que foi obtido nos questionários respondidos. Mostra as reflexões a partir da análise das respostas. Conclui que, em pouco tempo, o livro não será substituído pelo suporte digital. Porém, outros tipos de documentos possam sim ser substituídos ou ter apenas a versão digital, principalmente, jornais e periódicos do meio acadêmico. Entende também que a preferência pelo suporte impresso ainda é massiva do que pelo suporte digital, mas isso depende do tipo de leitura em cada um dos suportes. Também foi constatado que o uso de um suporte não anula o uso do outro. ...
Abstract
Reflects on the impact of the use of digital media in the reading practices of UFRGS Librarianship course students. The theoretical framework are presented matters pertaining to the book and its history to the digital book reading and notes on the media, print and digital, and the future. To collect the data using a research tool, questionnaire with closed questions of multiple choice and open, which was applied with the aid of COMGRAD / BIB. Data were collected through graphs and analysis from ...
Reflects on the impact of the use of digital media in the reading practices of UFRGS Librarianship course students. The theoretical framework are presented matters pertaining to the book and its history to the digital book reading and notes on the media, print and digital, and the future. To collect the data using a research tool, questionnaire with closed questions of multiple choice and open, which was applied with the aid of COMGRAD / BIB. Data were collected through graphs and analysis from what was obtained in questionnaires. It shows the reflections from the analysis of the responses. It concludes that, before long, the book will not be replaced by digital media. However, other types of documents can be replaced or rather only have the digital version, mainly newspapers and periodicals academia. Also understands that the preference for hard copy is still massive than the digital format, but it depends on the type of reading in each bracket. It was also found that the use of a support does not negate the use of the other. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License