Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKindel, Eunice Aita Isaiapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Rita de Cássia de Melopt_BR
dc.date.accessioned2015-08-11T02:02:21Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/122191pt_BR
dc.description.abstractA utilização de livros didáticos em sala de aula constitui-se na principal ferramenta de ensino nas escolas brasileiras. A seleção das obras que serão adotadas pelas instituições é realizada após análise prévia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Este estudo teve como foco o modo de apresentação do grupo Insecta em livros didáticos de Ciências do sétimo ano, selecionados dentre as obras aprovadas no PNLD de 2014. Estes livros devem abordar os conteúdos destacando a importância ecológica dos diferentes grupos animais. A análise foi feita tendo como base alguns dos critérios estabelecidos pelo Guia PLND 2013 e adaptados para uma ficha de avaliação. A pesquisa desenvolvida foi qualitativa através do método de análise de conteúdo e os critérios centrais levados em conta foram: 1) a correção conceitual e compreensão e 2) a construção do conhecimento científico. A descrição do Filo Arthopoda e da Classe Insecta foi adequada na maioria das obras havendo uma contextualização sobre a inserção do segundo grupo no primeiro, contudo ainda é comum que os alunos confundam os grupos considerando os insetos como invertebrados pertencentes a outros filos ou inserindo, no grupo dos insetos, artrópodes pertencentes a outras classes. Nenhuma das obras avaliadas pode ser utilizada como única fonte para o planejamento do professor; utilizar diferentes recursos didáticos é fundamental para evitar que os estudantes desenvolvam concepções equivocadas ou parciais sobre os grupos animais. A importância ecológica, quase inexistente nos livros analisados, pode e deve ser mais bem explorada pelos professores de Ciências.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivros didaticospt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleDe que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000971308pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples