De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta?
dc.contributor.advisor | Kindel, Eunice Aita Isaia | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Rita de Cássia de Melo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-08-11T02:02:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/122191 | pt_BR |
dc.description.abstract | A utilização de livros didáticos em sala de aula constitui-se na principal ferramenta de ensino nas escolas brasileiras. A seleção das obras que serão adotadas pelas instituições é realizada após análise prévia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Este estudo teve como foco o modo de apresentação do grupo Insecta em livros didáticos de Ciências do sétimo ano, selecionados dentre as obras aprovadas no PNLD de 2014. Estes livros devem abordar os conteúdos destacando a importância ecológica dos diferentes grupos animais. A análise foi feita tendo como base alguns dos critérios estabelecidos pelo Guia PLND 2013 e adaptados para uma ficha de avaliação. A pesquisa desenvolvida foi qualitativa através do método de análise de conteúdo e os critérios centrais levados em conta foram: 1) a correção conceitual e compreensão e 2) a construção do conhecimento científico. A descrição do Filo Arthopoda e da Classe Insecta foi adequada na maioria das obras havendo uma contextualização sobre a inserção do segundo grupo no primeiro, contudo ainda é comum que os alunos confundam os grupos considerando os insetos como invertebrados pertencentes a outros filos ou inserindo, no grupo dos insetos, artrópodes pertencentes a outras classes. Nenhuma das obras avaliadas pode ser utilizada como única fonte para o planejamento do professor; utilizar diferentes recursos didáticos é fundamental para evitar que os estudantes desenvolvam concepções equivocadas ou parciais sobre os grupos animais. A importância ecológica, quase inexistente nos livros analisados, pode e deve ser mais bem explorada pelos professores de Ciências. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Livros didaticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.title | De que forma os livros didáticos de ciências tratam a classe Insecta? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000971308 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License