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O planejamento como necessidade na prática do professor
dc.contributor.advisor | Kindel, Eunice Aita Isaia | pt_BR |
dc.contributor.author | Moschetta, Júlia Bortolini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-08-11T02:02:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/122188 | pt_BR |
dc.description.abstract | Para uma prática docente significativa e transformadora, é necessário que o professor planeje as suas aulas. Como processo contínuo de reflexão, de tomada de decisão e de ação, o planejamento orienta o trabalho do professor e o envolve no cotidiano escolar, tornando-o o agente das mudanças. Contudo, se o plano, que é o produto do planejamento e que, portanto, representa a execução da proposta daquilo que se pensou, for apenas a organização de atividades a serem desenvolvidas em aula, o planejamento transformador em busca da mudança não acontece. Assim, a intencionalidade para intervir na realidade, para enfrentar a inércia que muitas vezes acontece na escola, está no planejamento. Em vista disso, o objetivo deste trabalho foi o de investigar se os professores planejam e como isso acontece. De maneira a englobar os aspectos referentes a essa ação, foram entrevistados, por meio de um questionário, onze professores de Ciências e de Biologia de escolas da rede pública e da rede privada, bem como foi feita a análise do material de planejamento entregue por esses professores. Além disso, foram observadas duas aulas de um professor de Ciências e uma aula de um professor de Biologia. Por estarem em contato direto com o planejamento dos professores, os supervisores e coordenador pedagógicos de três das quatro escolas participantes também foram entrevistados. A partir da análise dos resultados, percebe-se que a maioria dos professores não planeja de verdade, isto é, que não atribui intencionalidade à aula para que esta seja significativa e vise a transformar a realidade dos alunos. Ademais, constata-se que os professores confundem planejamento com plano, o que, consequentemente, acarreta em aulas que não tenham um planejamento efetivo, mas sim atividades a serem realizadas pelos alunos. Para que o trabalho do professor não seja a mera reprodução de conhecimento e uma ação sem sentido, é necessário o planejamento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.title | O planejamento como necessidade na prática do professor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000971246 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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