Adaptação transcultural de teste de conhecimentos sobre modificação de estilo de vida para médicos de atenção primária do Brasil
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Data
2015Autor
Tipo
Assunto
Resumo
Introdução: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são o problema de saúde pública mais frequente entre adultos e idosos e seu impacto na morbimortalidade em países em desenvolvimento é elevado. Médicos de atenção primária desempenham um papel importante na promoção de comportamentos saudáveis à população, no entanto, estudos apontam que esses profissionais encontram dificuldades para aconselhar os pacientes no manejo de mudança no estilo de vida baseado em evidências. Objetivo: Essa dis ...
Introdução: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são o problema de saúde pública mais frequente entre adultos e idosos e seu impacto na morbimortalidade em países em desenvolvimento é elevado. Médicos de atenção primária desempenham um papel importante na promoção de comportamentos saudáveis à população, no entanto, estudos apontam que esses profissionais encontram dificuldades para aconselhar os pacientes no manejo de mudança no estilo de vida baseado em evidências. Objetivo: Essa dissertação tem como objetivo validar um instrumento de avaliação de conhecimentos de fatores de riscos modificáveis no controle de DCNT para médicos brasileiros de atenção primária. Métodos: Foi realizado um estudo transversal de validação com profissionais médicos de atenção primária dos serviços públicos de municípios de todas as regiões do Brasil. Os dados foram coletados no período de setembro de 2014 a novembro de 2014. O instrumento foi previamente traduzido e culturalmente adaptado. O instrumento foi respondido por 848 médicos. Também foi identificado o perfil demográfico e de formação dos participantes. Para descrever as propriedades pscicométricas do instrumento foi utilizado a teoria clássica dos testes. Análise fatorial exploratória e teste Mann-Whitney foram utilizados para estudo de validação e de reprodutibilidade, respectivamente. Resultados: Em geral, os profissionais mostraram ser confiantes para aconselhar os pacientes e avaliaram de forma bastante positiva seu conhecimento sobre os fatores de risco para DCNT. Observou-se um escore médio de conhecimento de 53,5 acertos (±5,5), de um total de 74. Médicos com especialização em saúde da família tiveram um escore maior quando comparado aos que não possuíam essa titulação. Na análise fatorial exploratória foram retidos 16 fatores, que convergiram para definição de cinco dimensões: sódio no manejo da hipertensão, carboidratos no manejo do diabetes e obesidade, efeitos preventivos no desenvolvimento de DCNT, alimentos Saudáveis e fonte de gorduras e desenvolvimento de DCNT. As dimensões identificadas convergiram com o quadro conceitual da autora do instrumento. A consistência interna do instrumento obteve valor adequado, mas a estabilidade no tempo observou-se apenas para algumas dimensões: carboidratos no manejo do diabetes e obesidade e fonte de gorduras e desenvolvimento de DCNT. Conclusão: Foi possível concluir que este instrumento é uma ferramenta útil para identificar profissionais que necessitam apoio para orientar pacientes com DCNT sobre modificação de estilo de vida e também pode ser aplicado para avaliar intervenções de educação direcionadas a estes profissionais. ...
Abstract
Introduction: The chronic noncommunicable diseases (NCDs) are a frequent public health problem among adults and elderly and high-impact on morbidity and mortality. It is essential that primary care services are organized and able to undertake appropriate interventions for the management of modifiable risk factors for these diseases. In this sense, primary care physicians play an important role in promoting healthy behaviors. However, these professionals find it difficult to counsel patients. Ob ...
Introduction: The chronic noncommunicable diseases (NCDs) are a frequent public health problem among adults and elderly and high-impact on morbidity and mortality. It is essential that primary care services are organized and able to undertake appropriate interventions for the management of modifiable risk factors for these diseases. In this sense, primary care physicians play an important role in promoting healthy behaviors. However, these professionals find it difficult to counsel patients. Objective: This thesis aims to validate an instrument of evaluation of knowledge of modifiable risk factors in the control of NCDs for Brazilian primary care physicians. Methods: A cross-sectional study with physicians of primary care public services of municipalities in all regions of Brazil. Data were collected from September 2014 to November 2014. The instrument was previously translated and culturally adapted. To assess the validity and reliability, the instrument was answered by 848 physicians. It was also identified the demographic profile and training of the participants. To describe the psychometric properties of the instrument was used the classical test theory. Results: In general, professionals proved to be confident to advise patients and evaluated very positively their knowledge of the risk factors for NCDs. There was an average knowledge score of 53.5 correct answers (± 5.5), a total of 74. Doctors with specialization in family health had higher scores compared to those who did not have this degree. Exploratory factor analysis were retained 16 factors that converged to define five dimensions: sodium in the management of hypertension, carbohydrates in managing diabetes and obesity, preventive effects on the development of NCDs, Healthy foods and fat source and development of NCDs. The dimensions identified converged with the conceptual framework of the instrument author. The internal consistency of the instrument obtained proper value, but the stability over time was observed only for some dimensions: carbohydrates in managing diabetes and obesity and fat source and development of NCDs. Conclusion: It was concluded that this instrument is a useful tool to identify which professionals need support to guide patients with NCDs on lifestyle modification and can also be applied to evaluate educational interventions directed to these professionals. ...
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