Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha-de-Oliveira, Sidineipt_BR
dc.contributor.authorRivera, Luis Manuel Sanchezpt_BR
dc.date.accessioned2015-05-30T01:59:28Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117350pt_BR
dc.description.abstractO mercado profissional brasileiro de criação jogos eletrônicos está em expansão, mas os estudos a respeito dos seus profissionais não está acompanhando com a mesma velocidade e entusiasmo. Tais jogos já conquistaram seu lugar em terras estrangeiras devido à globalização, porém, no Brasil, isto ainda é visto como motivo de brincadeira, e raramente é levado a sério. Este trabalho visa esclarecer aspectos a respeito da criação de jogos eletrônicos, identificar o perfil dos profissionais que atuam nessa área e descrever o processo através de um estudo de caso e entrevistas com uma empresa que já possui forte presença no mercado brasileiro de jogos e está conquistando mais usuários em nível mundial. O resultado da análise indica um perfil de jovens profissionais que, em geral, começaram em outras áreas que não dizem respeito a jogos, além de quererem continuar na carreira de criadores de jogos, e, se possível, com a mesma empresa; também foi possível conhecer o processo de desenvolvimento de jogos, onde começa, por onde passa e onde termina, assim concluindo um estudo pontual e focado no desenvolvimento e nos desenvolvedores de jogos eletrônicos.pt_BR
dc.description.abstractThe brazilian professional labor market of video games creation is expanding, but studies concerning their professionals are not keeping up with the same speed and enthusiasm. Such games have earned their place in foreign lands because of globalization, however, in Brazil, it is still seen as a reason of making fun and jokes, and is rarely taken seriously. This work is to clarify aspects regarding the creation of video games, to identify the profile of the professionals working in this area and describe the process through a case study and interviews with a company that already has a strong presence in the brazilian game market and is winning more users worldwide. The analysis concludes a profile of young professionals who mostly started in other areas that are not about games and want to continue in this video game creator career , and, if possible , with the same company; it was also possible to fully understand the game development process, where it begins, where does it pass through and where it ends , thus completing a punctual and focused study on development and developers of electronic games.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectProfissionaispt_BR
dc.titleEconomia criativa e jogos eletrônicospt_BR
dc.title.alternativeUm estudo entre a economia criativa e a formação dos profissionais que desenvolvem jogos eletrônicos pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966919pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples