Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorPacheco, Guilherme Ross Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-29T02:01:00Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117297pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalhou buscou analisar o envolvimento de consumidores de cervejas artesanais com o produto em questão, na cidade de Porto Alegre, através da utilização da escala New Involvement profile. Para fundamentar as análises, foram utilizados conceitos de comportamento do consumidor, fatores de influência na decisão de consumo e envolvimento com produto sob a ótica de diversos autores e a evolução das escalas de envolvimento do consumidor. O levantamento de dados foi feito por meio de aplicação questionários em consumidores que se identificaram como consumidores de cervejas artesanais. O resultado do envolvimento demonstrou que a preocupação com autoimagem é maior entre consumidores mais jovens e a busca de informações e principais influências para o consumo do produto se dá por amigos e grupos sociais dos quais os consumidores estão inseridos. Os influenciadores de consumo também demonstraram ligação com o nível de relevância e de essencialidade percebido pelo apreciador do produto. O consumidor de cervejas artesanais demonstrou se preocupar principalmente com o caráter de relevância e de prazer proporcionados pelo consumo do produto do que com questões de autoimagem e de riscos envolvidos com o resultado de suas escolhas. Esse resultado permitiu concluir que o consumo de cervejas artesanais é de caráter hedonista, que está ligado diretamente à busca de prazer sensorial e ao mundo das experiências.pt_BR
dc.description.abstractThis work aim at analyzing the involvement of consumers of craft beers with the product, in the city of Porto Alegre, through the use of New Involvement profile scale. To support the analysis, consumer behavior concepts were used as factors that influence consumer decision and involvement with the product from the perspective of several authors and the evolution of consumer involvement scales. The data collection was done by applying questionnaires to the consumers who identified themselves as craft beers consumers. The result of the involvement demonstrated that the concern with self-image is higher among younger consumers and the search for information and main influences for the consumption of the product is given by friends and social groups that the consumers are inserted. Consumer influencers also demonstrated the link with the level of relevance and essentiality perceived by the connoisseur of the product. The consumer of craft beers demonstrated concern mainly with the importance and pleasure issues provided by the product consumption than with self-image issues and risks involved with their choices outcomes. This result showed that the consumption of craft beers has an hedonistic character, which is connected directly to the search of sensory pleasure and the world of experiences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCraft beeren
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectCerveja artesanalpt_BR
dc.subjectConsumer involvementen
dc.subjectNew Involvement profileen
dc.titleConsumidor de cervejas artesanais : análise das preferências de consumo e envolvimento com o produtopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966638pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples