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dc.contributor.advisorMaçada, Antônio Carlos Gastaudpt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Carolina Kluwept_BR
dc.date.accessioned2015-05-28T01:59:08Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117272pt_BR
dc.description.abstractO varejo está em constante transformação. Com o surgimento de novas tecnologias como internet e dispositivos móveis, surgem novos canais de venda disponíveis. Varejistas que utilizam como possibilidade de venda diferentes canais são chamados de Varejos Multicanais. Com o crescimento deste formato de varejo, são encontradas diferenças nos comportamentos dos consumidores e no processo decisório de compra. O objetivo deste estudo é avaliar as percepções das diferenças no processo decisório de compra dos consumidores nos canais de venda. Para alcançar este objetivo foi realizada uma pesquisa survey com consumidores que possuem um smartphone. Assim, foi possível identificar diferenças significativas entre varejo tradicional (lojas físicas), varejo eletrônico (através do uso de computadores para acesso à internet) e varejo móvel (através do uso de smartphones) em variáveis como: confiança, preço, conveniência, entre outras. Também foi verificado que os canais de venda são utilizados em diferentes etapas do processo decisório, bem como são utilizados de forma concomitante para diferentes etapas de uma mesma compra e confirmou-se o uso do varejo multicanal por parte dos consumidores.pt
dc.description.abstractThe Retail is constantly changing. With the emergence of new technologies, such as internet and mobile devices, new sales channels become available. Retailers who use the opportunity to sell in different channels are named multichannel retailers. With the growth of this kind of retail, changes are noted in the consumer behavior and in the purchasing decision-making process. The aim of this study is to evaluate the differences in the purchase decision-making process in the sales channels. To accomplish this, a survey research with consumers who own a smartphone was held. Thus, it was possible to identify relevant differences between sales channels: traditional retail (physical stores), e-commerce (using computers for internet access) and m-commerce (by smartphones) as with variables: trust, price, convenience, among other. Also, it was found that the sales channels are used at different stages of the decision making process and are used concurrently for different stages of the same purchase and it confirms the use of multi-channel retail by consumers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMultichannel retailen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectDecision-makingen
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectE-commerceen
dc.subjectTecnologia móvelpt_BR
dc.subjectM-commerceen
dc.subjectMobile information technologiesen
dc.titleO processo decisório de compra dos consumidores no varejo multicanalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000965398pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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