Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDamasio, Felipept_BR
dc.contributor.authorSteffani, Maria Helenapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-28T01:58:48Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117248pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho descrevemos uma proposta para melhorar o ensino de física nas séries do ensino fundamental. Com este objetivo foi desenvolvido um programa que visa qualificar professores. O programa é estruturado em módulos, que contemplam diversos instrumentos e estratégias pedagógicas. Cada módulo começa com aulas de laboratório, seguido de uma interação em sala de aula com textos que abordam história da ciência, física do cotidiano e discussão de conceitos físicos. Por fim, cada módulo utiliza recursos multimídia, disponíveis na internet. O programa foi aplicado em curso de extensão da UFRGS para doze professoras do Colégio São Bento, em Criciúma, SC, e em minicurso no II Encontro Estadual de Ensino de Física no Instituto de Física da UFRGS. As professoras do Colégio Sãao Bento aplicaram os conteúdos de física aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental através de oficinas intituladas "Física para Crianças" e fizeram adaptações, quando necessárias, para adequar os conteúdos e estratégias aos interesses e características dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper we describe a proposal to improve the teaching of physics in the first four grades of elementary school. With this aim was developed a teachers qualification program. The program is structured in parts which include several instruments and pedagogic strategies. Each part starts with laboratory classes followed by class interaction with texts specially produced to the project. These texts contains science history, everyday physics and introduction to physical concepts. Then multimedia recourses available in the internet are used. The program was applied in an extension course at Federal University of Rio Grande so Sul (UFRGS) to twelve teachers of Colégio São Bento, at Criciuma, SC. It was also used in a course in the II Encontro Estadual de Ensino de Física at Instituto de Física/UFRGS. The teachers of Colégio São Bento applied the physics content to children workshops entitled "Physics to Children" and made adaptations, when necessary, to adequate the content and strategies to the pupils interests and characteristics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de fisica. São Paulo. Vol. 30, n. 4 (dez. 2008), 4503, 9 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDidatic materialen
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectMétodos computacionaispt_BR
dc.titleA física nas séries iniciais (2ª a 5ª) do ensino fundamental : desenvolvimento e aplicação de um programa visando a qualificação de professorespt_BR
dc.title.alternativeThe physics in the first four grades of elementary school : developing and applying a program for teachers qualification en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000684604pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples