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dc.contributor.authorSoares, Aline Pereirapt_BR
dc.contributor.authorNakayama, Marina Keikopt_BR
dc.contributor.authorKlering, Luis Roquept_BR
dc.contributor.authorSilveira, Ricardo Azambujapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-26T02:00:59Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1983-6635pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117107pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta um estudo de caso sobre o modo como ocorreu a criação e gestão do conhecimento na parte coordenada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) do Projeto Aluno Integrado (PAI), promovido pelo Ministério da Educação (MEC), no ciclo finalizado em 2012, na modalidade de EaD. Um dos objetivos do estudo, realizado como tese de doutorado, foi analisar como aconteceu a criação e gestão do conhecimento na equipe do curso PAI nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, sob a coordenação da UFSC. Para compreender e analisar o caso, recorreu-se ao modelo das condições capacitadoras de conhecimento, proposto por Nonaka e Takeuchi (1997, 2008). A metodologia utilizada foi o estudo de caso do tipo exploratório e descritivo; levantamento de dados via documentos e entrevistas; e análise de dados com base na metodologia da Grounded Theory (GT). Os resultados das análises apontaram a socialização como uma das etapas mais deficitárias dentro do cenário da gestão do conhecimento; também sugerem acrescentar a condição capacitadora de conhecimento infraestrutura tecnológica ao modelo proposto pelos autores.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents a case study of the way in which knowledge creation and management occurred in the Integrated Student Project (ISP), promoted by the Ministry of Education (MEC), during the cycle that ended in 2012, in the form of distance education. One goal of the study, conducted as a doctoral thesis, was to analyze how it happened the creation and management of knowledge in the team of course ISP in the states of Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul and Mato Grosso do Sul, under the coordination of UFSC. To understand and analyze the case, we used the model proposed by Nonaka and Takeuchi (1997, 2008). The methodology used was the case study of type exploratory and descriptive; survey data by documents and interviews; data analysis based on the methodology of Grounded Theory (GT). The results of the analyzes showed socialization as one of the most deficit steps inside the scenario of knowledge management, and suggest add "technological infrastructure" to the model proposed by the authors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRGO - Revista gestão organizacional. Chapecó, SC. Vol. 6, n. 4 (set./dez. 2013), p. 19-32pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectKnowledge Managementen
dc.subjectGrounded Theory (GT)en
dc.titleCriação e gestão do conhecimento em projeto de EaD : análise da parte do projeto aluno integrado do Ministério da Educação coordenada pela UFSCpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge creation and management in project distance education : the case ISP/UFSCen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000967323pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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