Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio
dc.contributor.author | Pires, Marcelo Antônio | pt_BR |
dc.contributor.author | Veit, Eliane Angela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-23T02:01:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1806-1117 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/116976 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho descrevemos uma experiência didática em que foi introduzido o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física em nível médio a fim de ampliar as possibilidades de produzir ganhos na aprendizagem dos estudantes. Especificamente, criou-se um sítio sobre gravitação e temas afins e utilizou-se a plataforma de educação a distância TelEduc para se criar um ambiente virtual de aprendizagem potencialmente significativo para a aprendizagem deste tópico por parte de estudantes da primeira série do Ensino Médio de uma escola particular e tradicional de Porto Alegre, tendo como fundamentação especialmente a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this work we describe the use of Technologies of Information and Communication on the high school physics teaching in order to extend the possibilities to improve the students learning. For this purpose we had constructed a site on gravitation and similar subjects and we had used a learning management system (TelEduc) to create an virtual environment potentially meaningful to the learning of this topic by first-year students of a traditional private high school of Porto Alegre, based on Ausubel's meaningful learning theory. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de ensino de física. Vol. 28, n. 2 (abr./jun. 2006), p. 241-248 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Technologies of information and communication | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | en |
dc.subject | Gravitation and meaningful learning | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | Tecnologias de informação e comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de física no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Technologies of information and communication on the high school physics teaching in order to motivate and to extend the possibilities to improve the students learning | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000546722 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39558)Ciências Exatas e da Terra (6036)