Relato de experiência com os métodos ensino sob medida (Just-in-Time Teaching) e instrução pelos colegas (Peer Instruction) para o ensino de tópicos de eletromagnetismo no nível médio
dc.contributor.author | Oliveira, Vagner | pt_BR |
dc.contributor.author | Veit, Eliane Angela | pt_BR |
dc.contributor.author | Araujo, Ives Solano | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-15T02:01:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1677-2334 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/116360 | pt_BR |
dc.description.abstract | Muitos professores do ensino médio gostariam de inovar em suas atividades de ensino, porém desconhecem métodos de ensino alternativos, que já tenham mostrado bons resultados, e que sejam viáveis para a realidade de suas salas de aula. Neste artigo apresenta-se uma experiência didática no ensino de conceitos fundamentais de Eletromagnetismo, em turmas de nível médio, utilizando o método Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) associado ao Ensino sob Medida (Just-in-Time Teaching). Descreve-se a elaboração do material didático, o contexto de implementação, os resultados obtidos em relação aos ganhos de aprendizagem do conteúdo e às atitudes dos alunos frente aos métodos, que se mostraram amplamente positivos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Many high school teachers would like to innovate their teaching activities, however they do not know alternatives teaching methods, which have already shown good results and which are viable for the reality of their classrooms. This paper presents a didactic experience in teaching fundamental concepts of Electromagnetism to high school classes, by using the methods Peer Instruction and Just-in-Time-Teaching combined. It describes the preparation of teaching materials, the context and the way in which they were implemented, and the results obtained in relation to learning content and the attitudes of the students; all of them widely positive. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 32, n. 1 (abr. 2015), p. 180-206 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Peer instruction | en |
dc.subject | Just-in-time-teaching | en |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Instrução personalizada | pt_BR |
dc.subject | Physics education | en |
dc.subject | High school | en |
dc.subject | Eletromagnetismo | pt_BR |
dc.subject | Electromagnetism | en |
dc.title | Relato de experiência com os métodos ensino sob medida (Just-in-Time Teaching) e instrução pelos colegas (Peer Instruction) para o ensino de tópicos de eletromagnetismo no nível médio | pt_BR |
dc.title.alternative | A didactical experience using the methods Just-in-Time Teaching and Peer Instruction to teach Electromagnetism at High School | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000964739 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (41461)Ciências Exatas e da Terra (6255)