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dc.contributor.advisorComim, Flavio Vasconcellospt_BR
dc.contributor.authorZanon, Daianept_BR
dc.date.accessioned2015-05-14T02:01:17Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116271pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a testar a hipótese do fenômeno de preferências adaptativas nas aspirações educacionais de crianças em idade escolar. Para este fim, visamos apresentar contribuições em dois aspectos: teórico e empírico. No primeiro, é apresentada uma revisão de diversas teorias que descrevem e indicam meios de superação de condições adversas, tais como aquelas formuladas por Amartya Sen, Martha Nussbaum e Jon Elster. A busca por entender critérios subjetivos das escolhas individuais, no que se refere ao processo adaptativo, motivou a parte empírica da pesquisa, em escolas do Município de Porto Alegre, a fim de verificar se as aspirações educacionais das crianças estão positivamente relacionadas ao seu grupo de referência, que pode ser constituído por familiares, pessoas da escola, do bairro ou de igual situação socioeconômica. Esperamos assim, que os resultados, mesmo que parciais, forneçam alguns indícios ou sugestões iniciais para uma possível construção de políticas públicas que possibilitem o florescimento das crianças e a composição de uma sociedade que priorize o desenvolvimento humano.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to test the hypothesis of adaptive preferences phenomenon in the educational aspirations of children of school age. For this purpose, we aim to present contributions on two aspects: theoretical and empirical. In the first, we present a review of several theories that describe and indicate means of overcoming adverse conditions, such as those made by Amartya Sen, Martha Nussbaum and Jon Elster. The search for understanding subjective criteria of the individual choices, with respect to the adaptive process, motivated the empirical part of the research, in schools of the Municipality of Porto Alegre, in order to verify whether children’s educational aspirations are positively related to their group of reference, which may consist by family, people from school, neighborhood or equal socioeconomic situation. We hope, therefore, that the results, even if partial results, provide some evidence or initial suggestions for construction of public policies that make possible the flourishing of children and the composition of a society that prioritizes human development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectAdaptative preferenceen
dc.subjectEducationen
dc.subjectCapability approachen
dc.subjectElster, Jonen
dc.subjectHuman well-beingen
dc.titlePreferências adaptativas e aspirações educacionais : uma análise empírica para a cidade de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000954640pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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