Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.contributor.authorFaleiro, Samuel Machadopt_BR
dc.date.accessioned2015-05-13T02:01:11Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116154pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo descrever e compreender como o professor de Educação Física constrói suas práticas pedagógicas no contexto escolar.Para isso, é importante identificar e compreender quais são as competênciasnecessárias para uma prática pedagógica qualificada,quais elementos que podem influenciar suas práticas pedagógicas e como os professores estabelecem suas relações no âmbito escolar. Alguns autores relatam que a prática docente se desenvolve no âmbito escolar, sofrendo e promovendo ações que vão contribuir para essa prática, porém podem colaborar as vivências que o próprio docente teve e sua formação durante o ensino superior. Nessa perspectiva, o estudo almeja investigar melhor essas questões. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e descritivo, através de um estudo de caso que acompanhoutrês professores de Educação Física de uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre. A coleta de dados realizou-se durante o segundo semestre de 2014 e as informações coletadas foram analisadas e discutidas conforme o referencial teórico construído. O estudo me permitiu compreender algumas competências que um professor de Educação Física precisa construir nesse contexto, além de identificar e compreender alguns elementos que podem influenciar essas práticas e, por fim, entender como o docente estabelece suas relações interpessoais no ambiente escolar. Nessa perspectiva, aprendi que os professores vão configurando e reconfigurando suas ações conforme os contextos que lhes são apresentados e que suas práticas podem ser moldadas durante suas trajetórias.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to describe and understand how the physical education teacher builds their teaching practices in the school context. For this, it is important to identify and understand what are the knowledge that teachers construct, which elements can influence their teaching and how teachers establish their relations in schools. Some authors report that the teaching practice develops in schools, and suffering by promoting actions that will contribute to this practice, but can collaborate the experiences that the teacher himself had during his training and higher education. From this perspective, the study aims to further investigate these issues. The methodology is qualitative and descriptive nature, through a case study that will follow three physical education teachers from a school of Municipal Porto Alegre. Data collection should be completed during the second half of 2014 and the information collected will be analyzed and discussed as the theoretical framework built. The study allowed me to understand some skills that a physical education teacher need to have in this context , and identify and understand some elements that can influence these practices and ultimately understand how the teacher establishes their interpersonal relationships within the school environment. In this Perspective, I understood that teachers will configuring and reconfiguring their actions according to the context presented to them and that their practices may be shaped during their careers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleAs práticas pedagógicas dos professores de educação física no contexto escolar : estudo de caso em uma escola municipal de Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000964688pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples