Os sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipal
dc.contributor.author | Silva, Lisandra Oliveira e | pt_BR |
dc.contributor.author | Molina Neto, Vicente | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-12T02:00:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-754X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/116118 | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando que recentes mudanças históricosociais têm gerado efeitos na vida da escola, esta pesquisa objetivou compreender os sentidos da escola e da Educação Física a partir dos signifi cados conferidos por docentes e estudantes de uma Rede Pública Municipal. Servindonos de observações participantes, diário de campo, entrevistas e análise de documentos, como opções teóricometodológicas, construímos cinco categorias interpretativas, foco de discussão deste artigo: Escola e as relações com o conhecimento; Escola e Educação Física; Escola e os desafi os vividos pelos colaboradores no seu cotidiano na atualidade, Escola, mudanças e projetos; Pensar o sentido da escola é pensar o sentido da vida. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando que recientes cambios históricos y sociales han generado efectos en la vida escolar, esta investigación tuvo como objetivo comprender los signifi cados de la escuela y de la educación física desde el signifi cado conferido por los profesores y estudiantes de una red de escuelas públicas de una ciudad del sur de Brasil. Hemos utilizado la observación participante, el diario de campo, las entrevistas y el análisis de documentos como opciones teórico-metodológicas. Construimos cinco categorías interpretativas, que son el foco de la discusión de este artículo: Escuela y las relaciones con el conocimiento; Escuela y Educación Física; Escuela y los retos que experimentan los profesores y estudiantes en su cotidiano en los tiempos actuales; Escuela, cambios y proyectos; Pensar el sentido de la escuela es pensar el sentido de la vida. | es |
dc.description.abstract | Considering that recent social changes have been motivating effects in the school life, this research had as the main goal understand the meaning of school and Physical Education from the meanings given by teachers and students of a Rede Publica Municipal. Having observations of participants, fi eld diary, interviews and analyses of documents like theoretical methodologic options, we built up fi ve interpretative categories that are the main focus of discussion of this article: School and its links with knowledge; School and Physical Education; School and the challenges lived by its workers in their present everyday lives; School, changes and projects; Thinking the meaning of school is thinking the meaning of life. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Movimento, Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 4 (jul./set. de 2014) p. 1139-1158 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Physical education | en |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Teachers | en |
dc.subject | Students | en |
dc.title | Os sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipal | pt_BR |
dc.title.alternative | Los sentidos de la escuela y de la Educación Física para los estudiantes y profesores de la red de escuelas públicas del ayuntamiento de Porto Alegre | es |
dc.title.alternative | The meanings of the school and the Physical Education for the students and teachers of a rede publica municipal | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000954904 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40917)Ciências da Saúde (10934)