Do Programa Agita São Paulo ao Programa Academia da Saúde : programas públicos envolvedo práticas corporais/atividade física para a promoção da saúde
Fecha
2014Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
A utilização das práticas corporais/atividade física para a promoção da saúde podem ser tratadas como ferramentas em diversos programas e iniciativas desenvolvidas em âmbito federal, através do Ministério da Saúde e também pelos municípios. Este estudo compreende uma revisão de literatura sobre alguns destes programas, com destaque para os de maior relevância nacional como o Programa Agita São Paulo, os Programas Academia da Cidade, as Academias da Terceira Idade e o Programa Academia da Saúde. ...
A utilização das práticas corporais/atividade física para a promoção da saúde podem ser tratadas como ferramentas em diversos programas e iniciativas desenvolvidas em âmbito federal, através do Ministério da Saúde e também pelos municípios. Este estudo compreende uma revisão de literatura sobre alguns destes programas, com destaque para os de maior relevância nacional como o Programa Agita São Paulo, os Programas Academia da Cidade, as Academias da Terceira Idade e o Programa Academia da Saúde. Aborda as principais características e direcionamentos adotados por tais propostas em diferentes momentos históricos, desde 1996 com o lançamento do Agita São Paulo até o ano de 2011 com a implantação do Programa Academia da Saúde. Tal proposta visa suprir algumas demandas em relação aos referidos programas, oriundas de uma pesquisa stricto senso que buscava compreender os saberes mobilizados pelos profissionais de Educação Física no Programa Academia da Saúde e que não foram contempladas na dissertação de mestrado intitulada “Educação Física e Saúde: a mobilização de saberes para atuação nos polos de academia da saúde no Brasil” (SKOWRONSKI, 2014). Neste Trabalho de Conclusão de Curso, o objetivo central é apresentar/descrever/analisar as principais características dos programas de promoção de práticas corporais/atividade física implantados no Brasil. Foram realizados levantamentos bibliográficos nas bases de dados eletrônicos melhor classificadas no Qualis CAPES, além de buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os programas apresentam lógicas de intervenção diferentes, uns mais voltados à difusão de informações sobre atividade física e saúde e outros direcionados à produção do cuidado numa perspectiva coletiva de promoção da saúde por meio de práticas corporais/atividade física. Há um predomínio de produções acadêmicas com enfoque voltado para a avaliação nutricional, do estado de saúde dos usuários e outros buscando analisar a efetividade destes programas. Estudos envolvendo o trabalho profissional nestes espaços, em especial de profissionais de educação física também são encontrados, mas em menor proporção. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37364)Tesinas Educación Física (1260)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License