Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Igor Salomãopt_BR
dc.contributor.authorSaldanha, Anderson Bierpt_BR
dc.date.accessioned2015-05-06T01:58:16Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115885pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa trata das representações dos “povos bárbaros” nos livros didáticos de História do Ensino Médio brasileiro. Tendo em vista as pesquisas acadêmicas mais recentes sobre o assunto, os preconceitos sobre o medievo e “povos bárbaros” já foram desmitificados, porém no âmbito da escola básica ainda se verifica a reprodução de uma série de estereótipos. Além disso, os francos recebem um destaque maior em detrimento dos demais “povos bárbaros”. O trabalho organiza-se em três capítulos, cujo primeiro aborda o Ensino de História e o objeto livro didático, como este se constitui e quais as políticas envolvidas neste processo. O segundo capítulo tem como foco a representação dos “povos bárbaros” nos livros didáticos e alguns apontamentos sobre o ensino da Idade Média na escola básica. O último capítulo deste trabalho mostra a maneira como os francos são representados nos manuais escolares e o motivo do destaque atribuído exclusivamente a eles. O que pode-se constatar é a influência ainda grande da historiografia francesa no Brasil, bem como o predomínio da abordagem positivista da história no âmbito escolar. Assim, a pesquisa feita sugere a “descolonização” do Ensino de História e a inclusão do conteúdo acerca da Península Ibérica medieval, pois essa se mostra mais relevante às necessidades nacionais.pt_BR
dc.description.abstractThis research deals with the representations of the "barbarians" in the History textbooks of the Brazilian's High School. The prejudices on the Middle Ages and the "barbarians" were already demystified on the latest academics works, but in basic school there is still a reproduction of a series of stereotypes. Furthermore, the Franks receive greater prominence over others "barbarians". This work is organized in three chapter, which the first treats with History Teaching and the textbook as an object, its nature and what policies are involved on that process. The second chapter focuses on the representation of the "barbarians" in textbooks and some issues about Middle Ages teaching at school sphere. The last chapter of this work shows how the Franks are represented in textbooks and the reason of the highlight attributed exclusively to them. Moreover, what can be seen is the still strong influence of French historiography in Brazil, as well as the dominance of positivist approach to history in schools. Thus, the prospect suggests the "decolonization" of the History Teaching and the inclusion of contents about medieval Iberian Peninsula, as this proves more relevance to national needs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBárbarospt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectTextbooken
dc.subjectFrancospt_BR
dc.subjectMiddle agesen
dc.subjectIdade médiapt_BR
dc.subjectBarbariansen
dc.subjectHistória medievalpt_BR
dc.subjectFranksen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleA permanente idade das trevas : uma análise dos povos bárbaros nos livros didáticos de históriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000964195pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples