Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTeixeira, Maria do Rocio Fontourapt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Aline Beatriz Assispt_BR
dc.date.accessioned2015-04-24T01:58:48Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/115532pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo investigar e comparar as estratégias de difusão virtual do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) e do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), a partir da utilização de redes sociais. Visando compreender melhor a relação entre as instituições arquivísticas públicas e seus usuários em ambiente virtual, esta pesquisa analisou as publicações feitas pelos arquivos selecionados no período de Maio à Outubro de 2013. Esta monografia discorre sobre Arquivos Públicos; Arquivos Permanentes; Marketing e Difusão em Arquivos; Redes Sociais e ciberespaço. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, de caráter documental. Os dados foram obtidos através de questionário estruturado e observação sistemática das páginas do APERS e do APESP nas redes sociais Facebook e Twitter. Os dados foram analisados através de técnicas de análise de conteúdo. Os resultados apresentados são: quais arquivos públicos estaduais possuem redes sociais; tipos de publicações feitas pelo APERS e APESP; e interações entre os usuários e os arquivos nas redes sociais. Enfatiza a necessidade de atualização dos profissionais que atuam em instituições arquivísticas para trabalharem com ferramentas virtuais. Conclui que apesar do APESP ter mais visibilidade no cenário nacional, o APERS tem mais atuação nas redes sociais, conseguindo abranger mais informações e conteúdos em suas publicações. Conclui também que a interação com o usuário ainda não é satisfatória, mas que os arquivos estão trabalhando para melhorar suas ferramentas de difusão virtual.pt_BR
dc.description.abstractThis paper's goal is to investigate and compare the virtual outreach program strategies of Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) and Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), through social networks. Aiming to understand better the relationship between public archival institutions and their users in a virtual environment, this research analyzed the published material of the chosen archives from May to October of 2013. It is a descriptive study, with quantitative and qualitative approaches, and a documentary research. The data was obtained through a structured questionnaire and the systematic observation of APERS’s and APESP’S pages on Facebook and Twitter and analyzed through content analysis techniques. The presented results are: which public archives have social networks; types of publications made by APERS and APESP; and interaction between users and the archives on social networks. It emphasizes the need of update by the professionals that work on archival institutions for them to use virtual tools. It concludes that despite the fact that APESP has more visibility on the national scenario, APERS acts more on the social networks, being able to include more information and contents on its publications. It also concludes that the interaction with the user is not yet satisfactory, but the archives are working to improve their virtual outreach program tools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic archivesen
dc.subjectArquivo públicopt_BR
dc.subjectMarketingen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectOutreach programen
dc.subjectSocial networksen
dc.titleRedes sociais: uma nova perspectiva para a difusão do patrimônio arquivístico públicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coConrado, Flávia Helenapt_BR
dc.identifier.nrb000913187pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationArquivologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples