Reflexões sobre a utilização dos mapas e globos como materiais didáticos para o ensino de geografia
dc.contributor.advisor | Castrogiovanni, Antônio Carlos | pt_BR |
dc.contributor.author | Zanette, Felipe Rabaioli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-04-18T01:58:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115468 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se caracteriza por uma reflexão sobre a importância das representações do espaço geográfico, como os mapas e os Globos, e sua inserção nas aulas de Geografia. Foi resgatado três discussões teóricas que fundamentaram o nosso trabalho: o espaço geográfico como objeto da Geografia, a relevância dos mapas e globos para o ensino de Geografia e o construtivismo enquanto guia para a nossa prática pedagógica. A reflexão em questão se baseou nas experiências em sala de aula durante o estágio docente em Geografia no Ensino Médio. Foram escolhidos quatro planos de aula postos em prática no período do estágio. O Globo, enquanto material pedagógico, obteve uma atenção especial. Através de questionários se tentou caracterizar a forma como os professores das escolas estaduais de Porto Alegre estão utilizando esses recursos. As questões levantadas na experiência do estágio e das respostas vindas dos professores nos forneceram importantes subsídios para a reflexão. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work is characterized by a reflection on the importance of representations of geographic space, such as maps and globes, and their involvement in Geography lessons. Was rescued three theoretical discussions that supported our work: the geographic space as the object of Geography, the relevance of maps and globes for teaching Geography and constructivism as guide for our teaching practice. The reflection was based on the experiences in the classroom during the teaching stage in Geography in high school. Four lesson plans were chosen implemented in the internship period. The Globe, while pedagogic material, got special attention. Through questionnaires we tried to characterize how teachers are using these maps and Globes in state schools in Porto Alegre. The issues raised during the internship experience and answers of the teachers provided important subsidies for reflection. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geography | en |
dc.subject | Mapas | pt_BR |
dc.subject | Representações do espaço | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Globo geográfico | pt_BR |
dc.subject | Representation of space | en |
dc.subject | Geographical globe | en |
dc.title | Reflexões sobre a utilização dos mapas e globos como materiais didáticos para o ensino de geografia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000963669 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
