Gestão e educação ambiental : estudo de caso na biblioteca jurídica do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
dc.contributor.advisor | Cuty, Jeniffer Alves | pt_BR |
dc.contributor.author | Araujo, Carmen Regina Lima de Mendonça | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-04-18T01:58:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/115461 | pt_BR |
dc.description.abstract | De acordo com a Constituição Federal brasileira de 1988, todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. O objetivo desse estudo é descobrir se há compreensão e apropriação dos funcionários da biblioteca do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul sobre o tema gestão ambiental, levando-os a fazer um uso mais racional e produtivo de recursos e insumos, assim reduzindo custos e a geração de materiais poluentes. Apresenta conceitos que ajudam a entender que a participação das pessoas neste momento é fundamental, para o futuro do meio ambiente que será herdado pelas gerações futuras. Para promover o desenvolvimento sustentável, a educação é a ferramenta primordial, pois melhora a capacidade das pessoas entenderem os problemas do meio ambiente e do desenvolvimento. A gestão ambiental é o conjunto de atividades que vão garantir o desenvolvimento sustentável, que é o desenvolvimento que supre as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades. O referencial teórico está embasado em autores recorrentes nos temas sobre educação ambiental, gestão ambiental, gestão ambiental nas empresas e responsabilidade social. A metodologia utilizada para realização desta pesquisa aplicada é o de estudo de caso com abordagem qualitativa. Como instrumentos de coletas de dados utiliza a observação participante, análise de documentos e entrevista semiestruturada que teve como sujeitos participativos os servidores e estagiários que atuam na biblioteca jurídica do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Nesta pesquisa fica evidente que a instituição valoriza muito pouco a participação dos funcionários nos programas educacionais, quando não oferece a efetiva inclusão da educação ambiental como instrumento da gestão ambiental. As atividades de cursos e treinamento são limitadas e bem pontuais, geralmente acontecem na semana do meio ambiente resumindo-se a palestras na semana do meio ambiente. | pt_BR |
dc.description.abstract | According to the Brazilian Federal Constitution of 1988, everyone has the right to an ecologically balanced environment and of common use and essential to a healthy quality of life, imposing both the Government and the community the duty to defend it and preserve it does for present and future generations. The aim of this study is to find out if there is understanding and ownership of the library staff of the Court of Rio Grande do Sul on the environmental management theme, leading them to make a more rational and productive use of resources and inputs, thereby reducing costs and generating polluting materials. Presents concepts that help to understand that the participation of people at this time is crucial for the future of the environment that will be inherited by future generations. To promote sustainable development, education is the primary tool because it improves people's ability to understand the environmental and development problems. Environmental management is the set of activities that will ensure sustainable development, that is development that meets current needs without compromising the ability of future generations to meet their own needs. The theoretical framework is grounded in recurrent authors on the themes of environmental education, environmental management, environmental management in enterprises and social responsibility. The methodology used to carry out this applied research is a case study with a qualitative approach. As data collection instruments used participant observation, document analysis and semi-structured interview that was to participating subjects servers and interns who work in the law library of the Court of Rio Grande do Sul. In this research it is evident that the institution places great value little employee participation in educational programs, when does not offer the effective inclusion of environmental education as an instrument of environmental management. The courses and training activities are limited and well-off, usually happen in the environment week summarizing the talks in the week of the environment. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Biblioteca jurídica | pt_BR |
dc.subject | Environmental management | en |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Law library | en |
dc.title | Gestão e educação ambiental : estudo de caso na biblioteca jurídica do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000964239 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Biblioteconomia (816)